A Dueceira, Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça é a responsável pela implementação do “+CO3SO Emprego”, Sistema de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo, em três dos seus concelhos de intervenção.
A associação, que trabalha em prol do desenvolvimento integrado e sustentável do seu território, o qual integra os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, é responsável pela aprovação de 21 projectos nos respectivos concelhos, num montante superior a 2,6 milhões de apoio e 46 novos postos de trabalho.
O “+CO3SO Emprego” trata-se de um sistema de incentivos à criação ou expansão de micro, pequenas e médias (componente Interior) e entidades da economia social (componente Empreendedorismo Social), que visa conferir apoios financeiros à criação líquida de emprego, os quais permitem a comparticipação integral dos custos directos com os postos de trabalho criados durante um período de até três anos, bem como a cobertura de outras despesas inerentes à sua criação. O facto de eleger apenas contratos sem termo, permitirá a consolidação do tecido empresarial e da economia social e por conseguinte a sustentabilidade da economia local.
Em 2020 a Associação recebeu várias candidaturas para cada uma das componentes sendo que, após o período de verificação das condições de elegibilidade e análise, a Dueceira terminou este processo no início de Janeiro com a emissão de 52 propostas de parecer favorável correspondendo à criação de 104 postos de trabalho, na componente Interior e a duas propostas de parecer favorável correspondendo à criação de quatro postos de trabalho, na componente Empreendedorismo Social, sendo que o valor total das propostas ultrapassou largamente as dotações existentes nos avisos, correspondendo a um apoio público superior, no seu conjunto, a 6 milhões de euros.
Deste universo de candidaturas são agora aprovados definitivamente 21 projectos que correspondem a 46 postos de trabalho e a um apoio superior a 2.6 milhões de euros de despesa pública, tendo sido possível nesta fase, o reforço dos montantes dos avisos, por parte da autoridade de gestão do centro2020, com um incremento de mais de 500% relativamente aos montantes iniciais disponíveis para o território.
Segundo a Dueceira “esta verba é ainda insuficiente para garantir a contratação da totalidade de projectos com mérito” e espera que “as autoridades competentes e principalmente da tutela um novo reforço de verbas” que permita corresponder com as expectativas criadas no território.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM