O documentário “Salatinas – Histórias da Velha Alta de Coimbra” (2025), um filme sobre pessoas mas também sobre poder, resistência, identidade e o preço do progresso, vai ser exibido pela primeira vez em sala no sábado, dia 10 de Janeiro.
Depois do grande sucesso da estreia, numa sessão ao ar livre em pleno Largo da Porta Férrea da Universidade de Coimbra, com mais de 600 pessoas na assistência, o trabalho dos realizadores Filipa Queiroz, Rafael Vieira e Tiago Cerveira poderá ser visto este sábado, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), às 21h30.
A entrada é gratuita e o filme, que trata um importante episódio da História portuguesa pouco conhecido pela população, terá legendas em inglês de forma a alcançar também a comunidade residente e estudantil estrangeira.
Segundo a sinopse, Na década de 1940, cerca de três mil pessoas foram expulsas da Alta de Coimbra para dar lugar à Cidade Universitária. Este é o testemunho dos últimos sobreviventes dessa comunidade e de uma das maiores transformações urbanísticas em Portugal, num tempo em que desalojamentos forçados, falta de acesso à habitação e segregação social ainda fazem manchetes. Uma viagem à memória do bairro histórico varrido do mapa sob o ímpeto renovador do regime e ao burburinho de estudantes, tricanas, merceeiros e alfaiates que se esconde por baixo das Faculdades.
O documentário “Salatinas” começou a ser desenvolvido na Primavera de 2023 e encontra-se neste momento em fase de promoção e distribuição nacional e internacional.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM