COIMBRA,13 de Janeiro de 2025

Documentário e espectáculo em Coimbra abertos à participação comunitária

14 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: Documentário e espectáculo em Coimbra abertos à participação comunitária

A Comissão Municipal de Coimbra para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril está à procura de pessoas que queiram participar num documentário e num espectáculo de dança e música, que serão apresentados em Setembro.

Das três iniciativas que a comissão propõe para Setembro, duas envolvem a participação da comunidade, nomeadamente o documentário “Ó Manel! Há uma revolução em Lisboa”, de Tiago Cravidão (dia 20 desse mês), e o espectáculo de dança e música “E se fizéssemos tudo outra vez?”, de Madalena Victorino e Giacomo Scalisi (dias 20 e 21 de Setembro).

O programa integra também o concerto “Abril por Cantar”, com a participação de bandas filarmónicas do concelho e de Sérgio Godinho, Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, Beatriz Vilar, JP Simões e Selma Uamusse (dia 22).

Segundo a Câmara de Coimbra, o documentário de Tiago Cravidão “vai registar os pequenos gestos do quotidiano, as memórias individuais da revolução portuguesa, sobretudo as rotinas que, naquela quinta-feira de 1974, foram interrompidas pelo golpe militar”.

Já o espectáculo de dança e de música de Madalena Victorino e Giacomo Scalisi, com direcção musical de Johannes Krieger e de Pedro Salvador, “tem como objectivo falar da democracia, da sua importância na vida de cada pessoa e que prevê a participação comunitária de todos os interessados”, acrescenta-se.

Para este espectáculo, a produção procura “pessoas com alegria, coragem e vontade de criar um ajuntamento humano, com idades entre os seis e os 99 anos, de todas nacionalidades e profissões, com ou sem experiência performativa”.

No que respeita à parte musical, a intenção é encontrar “músicos, jovens e adultos, com mais de 12 anos, amadores ou profissionais, que toquem um instrumento de sopro (sopros de madeira, sopros de metais e qualquer tipo de gaitas e cornetins), para criar uma banda que vai tocar músicas do 25 de Abril e outras tradicionais e originais”.

“Esta banda, designada Estação Coimbra, vai tocar na Rua da Sofia, como fanfarra, num palco fixo. Os músicos devem ter experiência básica no seu instrumento e é valorizada a sua experiência em conjuntos (banda filarmónica, fanfarra, big band, rancho)”, acrescenta.

No concerto “Abril por Cantar” será possível ouvir as bandas filarmónicas União Taveirense, Adriano Soares e da Associação Recreativa e Musical de Ceira, com direcção artística e musical de Luís Figueiredo e direcção e condução do concerto de Pedro Carneiro.

“O megaconcerto vai contar com a participação especial de convidados de diferentes gerações, para se construir uma narrativa em torno dos valores de Abril, nomeadamente Sérgio Godinho, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves (ambos músicos dos Clã), Beatriz Vilar, JP Simões e Selma Uamusse”, avança a autarquia.

A Comissão Municipal para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril foi criada pela Câmara de Coimbra e integra representantes da autarquia, da Universidade de Coimbra, do Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico, do Conselho Municipal de Cultura, do Plano Nacional das Artes, do Conservatório de Música e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM