COIMBRA, 16 de Outubro de 2019

Doçaria Conventual e Regional de Coimbra regressa este fim-de-semana

10 de Outubro 2019

O pudim das clarrisas, os crúzios, os pastéis de Santa Clara, as arrufadas de Coimbra e tantas outras iguarias irresistíveis vão estar disponíveis para deliciar todos os que, no próximo fim-de-semana, se desloquem até ao Quartel da Brigada de Intervenção de Coimbra (antigo Convento de Sant´Anna).

A XI Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, organizada pela Câmara Municipal, está de regresso e promete atrair centenas de “gulosos” na descoberta do melhor património doceiro da cidade, da região e não só.

No total vão marcar presença 42 expositores, da cidade, de várias zonas do país e também de Alicante (Espanha), sendo que o grande destaque do certame é a herança doceira, legado de congregações religiosas dos três conventos de Coimbra – Celas, Santa Clara e Sant’Anna.

Além dos doces, vão ainda estar presentes os licores e as compotas, sendo “um importante contributo para o reforço do posicionamento de Coimbra e da região Centro neste sector, que alcança uma importância cada vez maior no contexto cultural, social, económico e turístico do país”, adianta a autarquia conimbricense.

Também nesta mostra estarão presentes a “Colares Editora”, o artesanato local com a tradicional tecelagem de Almalaguês (representada pela Associação para a Preservação das Tradições Locais “Herança do Passado”), e também Maria José Nogueira, artesã conimbricense, na área dos registos de Santos.

Outras artes, como o teatro e a música vão, também, entreter os visitantes, com as actuações da Cooperativa Bonifrates, da Tu Na D’ESTES, do Coro Alma de Coimbra, dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, do Coro da Ordem dos Médicos; do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) e da Fanfarra do Exército.

Realizar-se-á, ainda, o habitual concurso de Doçaria Conventual e Tradicional e um ‘workshop’ dessas iguarias incontornáveis.

A iniciativa estará de portas abertas no sábado (12), das 14h00 às 23h00, e no domingo (13), das 10h00 às 19h00, e tem entrada livre.

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com