COIMBRA,14 de Junho de 2024

Directora da Urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra recebe prémio internacional

27 de Maio 2024 Rádio Regional do Centro: Directora da Urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra recebe prémio internacional

Fernanda Rodrigues, directora do Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico de Coimbra, recebeu, em Copenhaga, o prestigioso Bill Marshall Award.

Atribuído pela European Society For Paediatric Infectious Diseases (ESPID), uma das maiores sociedades científicas pediátricas, este galardão internacional, o mais prestigiado da ESPID, reconhece profissionais seniores com trabalho muito relevante no campo das doenças infecciosas pediátricas e nas actividades apoiadas pela ESPID.

Este prémio – que tem o nome do Dr. William Courtney Marshall (1929-1983), um membro fundador da ESPID que morreu trágica e prematuramente, pouco depois da fundação da ESPID – é atribuído anualmente a um dos membros da Sociedade.

Os critérios de selecção dos candidatos incluem o historial de resultados de grande relevância para a prática clínica, no ensino ou na investigação em doenças infecciosas pediátricas, bem como a contribuição pessoal para as actividades da ESPID.

“Receber este reconhecimento por parte dos meus pares é uma enorme honra e deixou-me obviamente muito feliz. Mas nada disto teria acontecido sem a colaboração e apoio de muitos colegas em Coimbra, noutros centros em Portugal, na Europa e no resto do mundo. A Medicina é verdadeiramente um trabalho de equipa – por isso, estou muito grata a todos e à ESPID pela atribuição deste prémio”, destacou Fernanda Rodrigues, ao receber, no sábado, o prémio.

“O Hospital Pediátrico e, particularmente, a Dr.ª Fernanda Rodrigues, tem desde há vários anos dado um forte contributo, a nível nacional e internacional, para o desenvolvimento das actividades clínica, de investigação e ensino na área das doenças infecciosas pediátricas”, frisa Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, acrescentado que “este prémio internacional, que reconhece o impactante trabalho da Drª Fernanda Rodrigues, é fruto de um caminho pautado pelo trabalho, dedicação e excelência e, portanto, é um orgulho para a nossa ULS e, em particular, para o Hospital Pediátrico de Coimbra”.

Fernanda Rodrigues é Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Pediatria, Directora do Serviço de Urgência Pediátrica e Área Diferenciada de Infecciologia Pediátrica do Hospital Pediátrico e Assessora da Direcção do Internato Médico da ULS de Coimbra.

É Professora Auxiliar Convidada com Agregação do 5.º e 6. ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), presidente da Sociedade de Infecciologia Pediátrica (SIP) e Secretária da ESPID.

Fernanda Rodrigues é presidente da Comissão Nacional de Verificação da Eliminação do Sarampo e da Rubéola e da Comissão Nacional de Certificação da Erradicação da Poliomielite, membro do Painel de Especialistas que colabora com a Comissão Técnica de Vacinação da DGS. As suas áreas de maior interesse e de investigação são a epidemiologia de doenças infecciosas pediátricas e vacinas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM