COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Direcção Regional publica livro sobre património cultural imaterial do Centro

29 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Direcção Regional publica livro sobre património cultural imaterial do Centro

A Direcção Regional da Cultura do Centro (DRCC) publicou um livro em que apresenta um “mapeamento rigoroso” das múltiplas manifestações imateriais da região. A DRCC, liderada por Susana Menezes, explicou que se trata de um catálogo que “revela tesouros culturais intangíveis”.

Intitulada “Saber ser. Saber fazer. O Património Cultural Imaterial da Região Centro”, a obra representa “um olhar íntimo” com “um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais” da região.

“O património cultural imaterial das nossas comunidades tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável da região Centro e este é o momento para reflectirmos seriamente sobre o modo como vamos preservar, salvaguardar e valorizar este frágil património que enfrenta as mais variadas ameaças, desde logo, a profunda carência de “energia demográfica” associada à problemática do envelhecimento e ao abandono de práticas, tradições e expressões ancestrais que correm o risco de não serem transmitidas aos nossos descendentes, escreveu Suzana Menezes no prefácio.

Com uma primeira “edição limitada”, o livro “procura sensibilizar as comunidades para a importância da inventariação sistemática destes tesouros, particularmente das expressões em risco de desaparecimento”, segundo a DRCC.

“Este património, transmitido entre gerações, é constantemente reinventado pelas comunidades e a DRCC quis evidenciar a sua importância com a edição desta publicação também disponível, gratuitamente, em formato digital”, no site da Direcção Regional, com sede em Coimbra.

O catálogo é o resultado de “uma meticulosa abordagem metodológica que envolveu os municípios da região, apresentando detalhes descritivos e fotografias ilustrativas”.

Dos 77 municípios do Centro de Portugal, 53 “participaram activamente”. A produção dos conteúdos, bem como a produção gráfica e estilística da publicação foi desenvolvida pela Universidade de Coimbra.

O livro encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas municipais da região e à venda no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e no Museu José Malhoa, em Coimbra e Caldas da Rainha, respectivamente.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM