Assinala-se hoje (11), o Dia Europeu do 112, contacto de emergência que funciona a título gratuito nos 27 estados membros da União Europeia.
O serviço 112 português compreende o Centro de Coordenação Nacional e quatro centros operacionais (Norte, Sul, Açores e Madeira), que integra a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP). Os centros operacionais garantem o atendimento a nível regional das chamadas 112, efectuando a triagem e encaminhamento para a entidade com responsabilidade na sua resolução – forças de segurança, apoio médico, bombeiros, entre outros.
O serviço 112 em Portugal atende entre 20 000 a 25 000 chamadas diárias, num total anual que ronda os 7, 900 milhões de contactos, das quais apenas 35 por cento são realmente chamadas de emergência. As demais chamadas têm maioritariamente origem em contactos inadvertidos, brincadeiras, testes à capacidade de resposta ou simples desconhecimento dos fins do serviço 112.
Constituem emergências a reportar por intermédio do 112 as situações que envolvam: pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica; crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada; incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação); descoberta de crianças e seniores perdidos, nomeadamente aderentes aos programas da PSP “Estou Aqui Crianças” e “Estou Aqui Adultos”, para comunicar a sua localização e número da pulseira;
No contexto escolar, por intermédio dos polícias da Escola Segura, desde 2017 até à presente data, a PSP levou informação sobre o serviço 112 a cerca de 44 000 alunos e 1200 professores e pessoal de apoio operacional, contribuindo para um melhor uso deste apoio em emergência.
Visando melhorar a eficácia do 112, a PSP aconselha todos os cidadãos a ensinar as crianças a contactar o 112; não contactar o 112 para testar o sistema ou por motivo não urgente; ouvir e responder de forma clara e sintética às questões do operador; se não souber com precisão onde se encontra, indique pontos de referência próximos (monumentos, infraestruturas, entre outros).
No sentido de contribuir para a inclusão de todos os cidadãos, o 112 possui também um serviço dedicado aos cidadãos surdos “MAI112” que conta já com centenas de utilizadores.
Historicamente, a criação de um número de socorro em Portugal remonta a 13 de Outubro de 1965, com a disponibilização do primeiro número nacional de socorro (115), cuja gestão coube desde logo à PSP.
Portugal foi um dos primeiros países da Europa a disponibilizar aos seus cidadãos um serviço de acionamento de meios de emergência por intermédio de um contacto telefónico dedicado, curto e de fácil memorização. Ainda hoje a gestão operacional deste serviço cabe à PSP.
A associação europeia do número de emergência European Emergency Number Association (EENA112), para assinalar este dia, lançou uma campanha de agradecimento aos serviços de emergência por todo o seu empenho e dedicação, à qual a PSP se junta. Os cidadãos poderão aderir a esta campanha partilhando os conteúdos desta associação, nas suas redes sociais, usando os hashtags #112Day2021 e #thankyouchain e identificando a EENA e a PSP.
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