COIMBRA, 22 de Julho de 2019

Dia da Liberdade assinala-se com várias celebrações

25 de Abril 2019

Assinala-se, hoje, o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974, sendo feriado nacional e designado como o Dia da Liberdade, em memória da Revolução dos Cravos.

São muitas as cerimónias que decorrem, oficiais ou promovidas por associações e cidadãos, sendo fácil encontrar uma iniciativa em cada localidade.

Em Coimbra, o programa de iniciativa da Câmara contempla a sessão solene, pelas 11h00, uma visita ao “Espaço Municipal de Cowork Pátio – Criatividade e Inovação”, às 12h00, a assinatura de um contrato com a Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro (Cernache) para a instalação do Museu do Brinquedo, às 15h00, a consignação da empreitada de requalificação do largo do Chafariz, em São Martinho do Bispo, pelas 16h00.

Ainda em Coimbra, um grupo de cidadãos e cidadãs de várias sensibilidades políticas, à semelhança de anos anteriores, celebra o 25 de Abril com um almoço na Churrasqueira da Baixa (rua Simões de Castro), que conta com mais de uma centena de pessoas.

Em Cantanhede, a data assinala-se pelas 15h00, com uma sessão solene na Câmara, antecedida pela saudação às bandeiras, com a participação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários e uma solta de pombos a cargo da Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Será entregue o Prémio Professor Doutor Lima-de-Faria, este ano com a participação do próprio patrono do galardão e que distingue com 1 000 euros o aluno do concelho com melhor média de conclusão do ensino secundário, que foi Artur Ismael Duarte, o qual ingressou no curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Encerra a sessão solene o compositor e maestro Pedro Barroso, com uma intervenção sobre a evolução de Portugal no campo da cultura desde o 25 de Abril de 1974, após o que a Associação Filarmónica Marialva realiza o Concerto da Liberdade e da Inclusão, nos claustros dos Paços do Concelho, às 17h30.

No concelho de Mira, o feriado será assinalado pela autarquia, e na presença do presidente da Câmara, Raul Almeida, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Mário Maduro, com uma na cerimónia das comemorações do 25 de Abril, a ter lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, a partir das 11h00.

Nesta sessão será, também, atribuída a medalha de mérito municipal às instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.

Em Vila Nova de Poiares, as comemorações contemplam um programa que tem início às 10h00, com uma arruada pelas principais ruas do concelho, animada pela Filarmónica Fraternidade Poiarense. Segue-se o hastear da bandeira nacional e o descerramento de uma placa comemorativa nos Paços do Concelho, de onde se segue para o auditório do Centro Cultural de Poiares, onde decorrerá, a partir das 10h45, a sessão solene.

A programação fica completa com um espectáculo musical e de artes circenses “Fado com Circo”, no Centro Cultural, pelas 17h30, e com entrada livre.

Em Condeixa-a-Nova, as celebrações oficiais, com sessão solene, decorrem a partir das 10h00, no Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, com momentos musicais, intervenções políticas e a apresentação do livro “A PIDE e os seus informadores. O caso de Inácio”, da autoria de Paulo Silva.

Já mais no Interior da região Centro, no concelho de Oliveira do Hospital, as comemorações terão também um programa vasto, com a sessão solene às 10h00, nos Paços do Município, mas antecedida por uma arruada na cidade, pelas Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira e pelo hastear da bandeira com interpretação do hino nacional pela voz do Coral de Sant’ Ana, com participação da Fanfarra e da Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira. Será, ainda, inaugurado um painel de azulejo “Abril, Liberdade de Expressão” concebido no âmbito do curso de pintura do CEARTE bem como a exposição de fotografia/documental “Do Estado Novo ao 25 de Abril”, cedida pelo docente de História, Abel Oliveira.

Na vila de Montemor-o-Velho, as comemorações têm início pelas 09h30, na praça da República, seguindo-se a a 2.ª Caminhada pela Liberdade e I Circuito pelas freguesias do concelho de bicicleta. Depois do almoço na Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de Quinhendros, realiza-se a sessão solene no salão nobre do Município, a partir das 15h00, com um momento musical alusivo à efeméride a cargo da Associação Filarmónica União Verridense.

As comemorações terminam com o espectáculo “Cantar Abril”, pelo Grupo de Cantares Arroz aos Molhos do Clube União Musical Recreativo Gatoense, às 16h00, na Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho.

Já em Góis, o encerramento da sessão solene será presidido pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, nos Paços do Concelho, pelas 10h45.


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com