COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Dez milhões para infra-estruturas e equipamentos de ensino superior da região Centro

9 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Dez milhões para infra-estruturas e equipamentos de ensino superior da região Centro

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu um concurso com dotação de 10 milhões de euros de fundos europeus para apoiar infra-estruturas e equipamentos de ensino superior, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), estes apoios visam adequar as infra-estruturas e equipamentos pedagógicos de ensino superior e a rede de estabelecimentos de ensino à necessidade de ajustar as competências para um tecido produtivo em transformação em linha com os domínios de especialização regionais, nas áreas das ciências e tecnologias e ao duplo desafio de transição climática e digital.

“Este concurso é um forte desafio para as instituições do ensino superior da região, pois devem estar alinhadas com as transições digital e climática. Em termos de objectivos, pretendemos reforçar as competências nos domínios de especialização regional, nomeadamente aumentando os alunos nas áreas das ciências e tecnologias”, destacou a presidente da CCDRC.

Isabel Damasceno apontou ainda que, na região Centro, a proporção de alunos inscritos nestas áreas no ensino superior tem-se “mantido estável em torno dos 32% nos últimos anos, o que, apesar de superior à média nacional, importa aumentar”.

O concurso está aberto até ao dia 30 de Abril, podendo as instituições de ensino superior público, designadamente universidades e institutos politécnicos, candidatar-se a projectos de criação, ampliação ou modernização de infra-estruturas e equipamentos de ensino superior para assegurar diversificação da oferta e reforço da formação contínua e da pós-graduada.

Podem ainda concorrer com projectos de reforço e actualização de instalações, infra-estruturas e equipamentos para que as instituições de ensino superior realizem as mudanças necessárias ao processo de digitalização ou transformação digital.

O concurso contempla também projectos de construção e qualificação de infra-estruturas e aquisição de equipamentos destinados a cursos superiores de curta duração e a programas que permitam assegurar qualificações procuradas pelo mercado de trabalho e competências necessárias para a vida.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM