COIMBRA,14 de Junho de 2024

Devo estreiam-se em Portugal no Luna Fest de Coimbra

7 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Devo estreiam-se em Portugal no Luna Fest de Coimbra

LUNA FEST 2023 traz a Coimbra nomes lendários do rock mundial. Novo festival realiza-se entre 16 e 20 de Agosto, na Praça do Comércio e na Praça da Canção.

A cidade de Coimbra será palco de um festival internacional de rock’n’roll a partir de 2023. O LUNA FEST terá a sua primeira edição em Agosto, com espectáculos divididos entre a Praça do Comércio (16 e 17 de Agosto) e na Praça da Canção, de 18 a 20 de Agosto. O LUNA FEST é um evento da Fortunoscópio, unipessoal – Lda, empresa de eventos gerida pelo famoso guitarrista Victor Torpedo e por Tito Santana, artista, criador dos emblemático espaços Twisted club e Pinga Amor, respectivamente , em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.

“Mais de que um Festival de Verão , o LUNA FEST é uma elaborada missão de salvamento. Uma missão que pretende implementar um programa musical atraente no seio da nossa cidade e que esta dedicação, paixão, urgência, se amplifique fortemente de maneira a dignificar e unificar todas estas vozes que moram em Coimbra , e que esta finalmente sirva de berço a um grande Festival de amplitude Internacional”, destaca Victor Torpedo. O músico, conhecido por projectos como The Parkinsons, Victor Torpedo & The Pop Kids, Tédio Boys e Tiguana Bibles, lança o mote para o evento que se realiza entre 16 e 20 de Agosto. “Que a viagem comece pois queremos tudo para a cidade de Coimbra, queremos tudo para Portugal, o que queremos projectado no mundo: um mundo com mais cultura, mais aventuras musicais, com mais aventuras artísticas. Agora resta-nos esperar que a poeira se solte com o som da primeira nota tocada no Parque da Canção de Coimbra”.

A perspectiva de um futuro alternativo, de um forte colorido musical e bom entretenimento, sem esquecer o nível de qualidade que se pretende atingir num festival desta dimensão é o potente
fuel que alimenta a faísca deste duo de amigos – Victor Torpedo e Tito Santana. Nas próximas semanas serão divulgados os restantes artistas que actuarão no Festival, estando agendados nomes lendários do rock’n’roll mundial. Serão também divulgados os preços dos bilhetes e locais de aquisição.

Um novo paradigma para a cidade
“ Apesar de Coimbra acolher anualmente um crescente número de eventos culturais com uma audiência nacional e internacional, ainda subsiste um forte pendor para iniciativas de pequena escala com audiências entre as dezenas ou centenas de pessoas, muitas vezes sem um desenho de projecto cultural em rede, que permita aproximar a cidade do nível de excelência da programação e de desenvolvimento de audiências que reconhecemos noutros pontos do país. É tempo de potenciar o nosso capital criativo e transformar a cidade num espaço privilegiado para acolher a música como território de comunicação, colaboração e transformação, apostando em eventos sustentáveis, diferenciados, e na experiência extraordinária que podemos proporcionar, aproximando de uma forma inovadora a cidade, a natureza, os músicos, a comunidade artística e os diferentes públicos.

A nossa proposta para a cidade de Coimbra, o LUNA FEST, apresentará uma programação internacional dedicada à música e à cultura do rock’n’roll, com uma curadoria apoiada por um grande patrocinador internacional, que pela primeira vez teve carta branca para convidar músicos, artistas e editoras, e conceber espectáculos musicais, exposições e colaborações artísticas multidisciplinares. Nesta primeira edição, que estimulará a circulação do público pelas ruas da cidade e pelos seus espaços mais emblemáticos, é esperado que aproximadamente 100 mil espectadores visitem as propostas de programação diurna e nocturna que vão decorrer ao longo do Festival, entre o seu Centro Histórico, Património Mundial da UNESCO, e o recinto principal, junto ao rio Mondego, no Parque Verde da cidade.

Prevendo o importante estímulo para a economia da cidade que estes números representam, mas conscientes dos efeitos das actividades humanas sobre o ambiente, sublinhamos que o LUNA FEST promoverá uma mudança de atitudes e de comportamentos no que diz respeito à sustentabilidade, demonstrando que é possível uma adopção de critérios com base no uso eficiente de recursos nos festivais de música. Nesse sentido, todos os espectáculos musicais, exposições, projecções de cinema ao ar livre, além de debates e apresentações com autores e jornalistas, respeitarão estes valores fundamentais, estimulando e envolvendo um público que nos nossos dias quer mais do que simples entretenimento, e deve ser parte de um foco apontado não apenas para o palco, mas para toda a cidade. “

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM