A Coimbra Business School (CBS) vai apoiar os gestores de alojamento local na criação de novos produtos e serviços no período pós-pandemia covid-19, preparando-os para usar as linhas de financiamento europeu.
“A capacidade de inovação é crucial para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a superarem os obstáculos que estão a ser levantados pelos sucessivos confinamentos e declarações de estados de emergência”, considera Wander de Carvalho, coordenador da formação e professor da Coimbra Business School.
A CBS vai “ajudar os quadros das empresas do sector do turismo a diversificarem os seus produtos e serviços, bem como a qualificarem as ofertas que irão apresentar ao mercado depois da recuperação da crise imposta pela pandemia”.
O objectivo, segundo aquela instituição de ensino, passa por aproximar os profissionais da área dos instrumentos de financiamento europeu e dos ‘softwares’ de gestão hoteleira e “ajudá-los a criar novas estratégias que alavanquem as vantagens competitivas deste sector da fileira turística”.
“A requalificação deste sector é particularmente importante, porque representa uma fatia considerável nas contas do país, motivo pelo qual deve ter um grande peso no Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, salienta Wander de Carvalho.
Segundo o docente, a aposta em actividades que promovam o sector e a criação de apoios aos profissionais desta área na construção de novos negócios ou na sua revitalização “pode acelerar a recuperação económica do país”.
A capacitação nesta área vai ser feita através da pós-graduação em “Gestão de Alojamento Local e Animação Turística”, que arranca ‘online’ em 6 de Março, focando-se no desenvolvimento de competências para criar, avaliar e gerir novas soluções para o negócio turístico.
Durante seis meses, os gestores vão conhecer os apoios de financiamento direccionados a profissionais do sector, em especial as diversas linhas de financiamento europeu do Portugal 2020 ainda disponíveis, além dos 30 mil milhões de euros do novo quadro europeu, que poderão ser aplicados até 2027, e os 15,3 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação Europeu.
A pós-graduação, que será apresentada na segunda-feira, na conferência “O futuro do turismo: ameaças e oportunidades”, tem como destinatários os recém-licenciados com interesse nas áreas de gestão do alojamento local e animação turística, os profissionais que já actuem neste ramo e futuros empreendedores que pretendam criar o seu próprio negócio.
O presidente da CBS, Pedro Costa, frisa que a instituição “está a reagir aos desafios que a covid-19 colocou às empresas e organizações de diferentes sectores ao reforçar a sua formação executiva em áreas ‘core’ das Ciências Empresariais, das Ciências Jurídicas e da Informação Aplicada”.
“Estamos a transformar a nossa própria oferta formativa para preparar os executivos para as exigências que os próximos anos lhes irão colocar”, sublinha.
Em 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a actividade turística representou 15,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Já em 2020, com o surgimento da pandemia da covid-19, o sector turístico sofreu duras quebras e perdeu dois terços das receitas, registando uma diminuição de 66,1% em comparação com 2019.
Agência Lusa
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM