COIMBRA,19 de Abril de 2024

Coro Sinfónico Inês de Castro encerra X Ciclo de Requiem

24 de Outubro 2022 Rádio Regional do Centro: Coro Sinfónico Inês de Castro encerra X Ciclo de Requiem

O Coro Sinfónico Inês de Castro da Associação Ecos do Passado apresenta, no dia 29, pelas 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, Coimbra, o concerto de encerramento do X Ciclo de Requiem “Stabat Mater” de G.B. Pergolesi.

“Stabat Mater” é a derradeira obra musical de Giovanni Battista Pergolesi em 1736 e tornou-se uma das suas obras mais célebres após a sua morte. Jean-Jacques Rousseau mostrou apreço pela obra, elogiando o movimento de abertura como “o dueto mais perfeito e comovente que saiu da pena de qualquer compositor”. Inspirado na prece de Maria e por estar integrado no X Ciclo de Requiem de Coimbra, como concerto de encerramento, é dedicado ao amor das mães que perdem e se separam dos seus filhos devido às guerras.

Este é também um concerto evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel (1677), do Mosteiro de Santa Clara a Velha para o Mosteiro de Santa Clara a Nova, numa homenagem dirigida à grande mulher, mãe e Rainha do passado que se tornou Santa e Padroeira da Cidade de Coimbra, repousando para sempre na magnífica Igreja da Rainha Santa, que acolhe.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM