COIMBRA,5 de Março de 2024

Conselho Municipal de Coimbra reflectiu sobre estratégia de Inovação

22 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Conselho Municipal de Coimbra reflectiu sobre estratégia de Inovação

O Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC) realizou ontem (21) a última reunião de 2023. No encontro, decorrido no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), os conselheiros discutiram temas como a Estratégia Municipal para a Inovação, o projecto @Baixa, no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, e o Coimbra Invest Summit, que aconteceu pela primeira vez em Setembro deste ano.

Depois de aprovada a acta da última reunião, decorrida a 27 de Setembro, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, apresentou aos conselheiros os resultados de um inquérito de satisfação, realizado na sequência do evento “Coimbra Invest Summit”, que aconteceu entre 27 e 29 de Setembro, no Convento de São Francisco, e que contou com mais de meio milhar de participantes. Além disso, o vereador, com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, informou os presentes que o município vai fazer, na primeira semana de Janeiro, uma reunião com os parceiros da organização do evento (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e iParque), para fazer um balanço da edição de 2023.

A próxima edição está agendada para 9, 10 e 11 de Outubro de 2024.

Na reunião foi também feito um ponto de situação da Estratégia Municipal de Inovação, por Rita Fernandes, responsável do Centro de Inteligência de Coimbra.

O projecto @Baixa foi apresentado pelo director do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da Câmara Municipal de Coimbra, Nuno Pimenta.

Os membros do CEMDC foram dando o seu contributo ao longo da sessão, colocando questões e lançando desafios.

No final da reunião, Alexandre Silva, presidente do ISCAC, apresentou “Estratégia para o Desenvolvimento de Coimbra – destaques do ecossistema Ensino Superior”, focada em eixos como o lobby, o hosting, a gestão e a promoção de criação de espaços. Desafiou ainda, o Conselho a incluir na discussão o desenvolvimento económico e empresarial; o ensino superior, e outras áreas, como a cultura e a vertente social.

O CEMDC existe desde Abril de 2023, tendo sido uma das medidas anunciadas no programa eleitoral do actual executivo, e visa apoiar o Município de Coimbra na tomada de decisão dos seus órgãos, com base em orientações e definição de estratégias para o crescimento económico. Deve funcionar como “uma alavanca para o desenvolvimento competitivo, inovador e sustentável do concelho”, referiu a autarquia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM