COIMBRA,17 de Julho de 2024

Confraria do Arroz Doce de Maiorca celebra 3.º capítulo com solenidade e tradição

19 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Confraria do Arroz Doce de Maiorca celebra 3.º capítulo com solenidade e tradição

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca brindou os presentes com um evento no passado dia 16 de Setembro. A Casa Paroquial de Maiorca acolheu, desde cedo, os confrades para uma recepção e um pequeno-almoço.

Às 11h00, a cerimónia de entronização de novos confrades teve lugar no Palácio Conselheiro Lopes Branco. Este momento especial contou com uma actuação da Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Diversas personalidades marcaram presença e deixaram as suas palavras durante a cerimónia. O presidente da Assembleia Geral da Confraria, Rui Félix, o presidente da Assembleia de Freguesia de Maiorca, António Jesus, o presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, Rui Ferreira, o presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz, José Duarte Pereira, a vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Olga Brás, o presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Alcides Nóbrega, e o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raúl Almeida, partilharam as suas reflexões.

Jorge Luís Cardoso, agente da GNR, e Tatiana Mendes, profissional de uma instituição social, foram entronizados como confrades da Confraria do Arroz Doce de Maiorca, prometendo defender com dedicação este doce de arroz carolino do Baixo Mondego.

Destacando-se como a primeira Confrade de Honra da Confraria do Arroz Doce de Maiorca, Olga Cavaleiro emocionou os presentes ao recordar a relevância desta receita na gastronomia nacional e a forte ligação da comunidade com a mesma.

Ao meio-dia e meia, o centro histórico de Maiorca foi palco de um desfile de confrarias, que exibiram os seus estandartes com orgulho, acompanhadas pela animada Estudantina Feminina de Coimbra da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O Clube Desportivo e Recreativo do Arneiro de Fora acolheu o almoço, seguido de outra actuação da Estudantina Feminina de Coimbra. O evento culminou com a distribuição de lembranças às 20 Confrarias presentes, encerrando assim um dia repleto de tradição, sabor e convívio.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM