COIMBRA,14 de Junho de 2025

Conferência com Filipe Duarte Santos na ACM Coimbra debate impacto das alterações climáticas

5 de Junho 2025 Rádio Regional do Centro: Conferência com Filipe Duarte Santos na ACM Coimbra debate impacto das alterações climáticas

Realiza-se esta quinta-feira, 5 de Junho, pelas 18h00, na Sede da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra, a conferência “Alterações Climáticas. Perguntas e Respostas”, com a participação de Filipe Duarte Santos, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e uma das mais proeminentes vozes científicas no campo das ciências ambientais.

Integrada na programação das “Conferências de Ocaso”, no âmbito do Projecto Cultural da ACM de Coimbra, esta sessão convida o público a uma reflexão informada e urgente sobre os grandes desafios ambientais da actualidade, num momento em que os efeitos das alterações climáticas se fazem sentir de forma cada vez mais visível e preocupante.

O ponto de partida da intervenção será uma realidade inescapável: cerca de 80% da energia primária mundial continua a ser gerada através de combustíveis fósseis — carvão, petróleo e gás natural. Filipe Duarte Santos propõe uma viagem elucidativa que parte da Revolução Industrial e chega à ciência contemporânea do clima, passando pela descoberta do efeito de estufa por Joseph Fourier em 1824 e pelos cálculos de Svante Arrhenius, que já no final do século XIX antecipavam as consequências da concentração crescente de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera.

Segundo os dados hoje disponíveis, duplicar os níveis pré-industriais de CO₂ — de 280 para 560 ppmv — poderá fazer subir entre 3 e 4 °C a temperatura média global. Actualmente, essa concentração já ultrapassou os 420 ppmv, aproximando-se perigosamente dos limites estabelecidos no Acordo de Paris (2015), que visa conter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2 °C e, idealmente, não ultrapassar os 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais.

Filipe Duarte Santos é Professor Catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e Investigador Honorário do Instituto de Ciências Sociais da mesma universidade. Licenciou-se em Ciências Geofísicas em 1963, tendo obtido o doutoramento em Física Nuclear pela Universidade de Londres, em 1968. É desde 2017 Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, órgão consultivo do Governo e da Assembleia da República em matérias de política ambiental e de desenvolvimento sustentável.

A conferência na ACM de Coimbra constitui, assim, uma rara oportunidade para ouvir um dos maiores especialistas nacionais na área do clima, num diálogo claro e cientificamente rigoroso sobre o presente e o futuro ambiental do nosso planeta.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM