COIMBRA,24 de Junho de 2021

Condeixa vai receber mais 134 mil euros do Governo por prejuízos da Leslie

29 de Outubro 2020 Rádio Regional do Centro: Condeixa vai receber mais 134 mil euros do Governo por prejuízos da Leslie

O Governo assinou com o Município de Condeixa-a-Nova uma adenda ao contrato de auxílio financeiro ao Município pelos prejuízos causados pela tempestade Leslie, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal, no valor de cerca de 134 mil euros.

“Podemos agora fechar um capítulo muito difícil para o nosso município, e que nos obrigou a fazer um esforço muito significativo, colocando uma enorme pressão sobre as finanças municipais, para suportar as obras de reconstrução com o objetivo de tão rápido quanto possível retomar a atividade nas Piscinas Municipais”, assinalou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Recorde-se que a passagem da tempestade Leslie pelo município de Condeixa em outubro de 2018 provocou prejuízos de quase 800 mil euros em equipamentos municipais, afectando em particular as Piscinas Municipais que estiveram encerradas para obras de reconstrução até setembro de 2019.

Depois de uma primeira transferência de 53 mil euros em 2019, o Governo concede agora o pagamento de cerca de 134 mil euros, completando assim o valor da comparticipação do Estado pelos danos em infraestruturas, equivalente a 60% das despesas consideradas elegíveis (312 mil euros) da candidatura apresentada pelo Município, que ascendia a 350 mil euros.

Outros 400 mil euros tinham sido já assumidos, como montante indemnizatório, pela respetiva companhia de seguros. No total, segundo o despacho publicado em Diário da República, o Governo autorizou o pagamento de cerca de 3,6 milhões de euros aos 24 municípios afectados pela tempestade Leslie, depois da transferência de 1,4 milhões de euros em 2019, fechando assim o valor da comparticipação do Estado pelos danos em infraestruturas de autarquias (60% de 8,3 milhões de euros de investimento elegível).

De acordo com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, este apoio diz respeito a investimentos que as autarquias tiveram que fazer em equipamentos municipais afetados pela tempestade Leslie, mas também em infraestruturas do Estado, em que as câmaras avançaram com as obras e que serão agora ressarcidas.

A tempestade Leslie, que atingiu grande parte da região Centro na noite de 13 para 14 de outubro de 2018, provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e prejuízos de cerca de 120 milhões de euros.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM