COIMBRA,17 de Setembro de 2021

Condeixa: Susete Fetal apresentou livro de poesia

1 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Condeixa: Susete Fetal apresentou livro de poesia

O livro “Física Particular”, de Susete Fetal, foi apresentado, recentemente, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa, num âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.

A autora foi-se fazendo poeta enquanto fazia física nos bancos da faculdade. Dessa particular relação surge agora a sua primeira obra “Física Particular”, onde se expressam duas linguagens, duas paixões que correm paralelas, e que desaguam no mesmo mar.

Uma poesia dos elementos nos quais se decompõe a acção e a existência humana. “Afinal, a linguagem da física é a mesma da poesia e a poesia é como a física: está em todo o lado!”, resume Susete Fetal.

A obra pretende apresentar uma física sem o comum formalismo matemático, destacando a sua parte mais bela e fascinante e recordando-nos como a física também é quotidiana.

O livro “Física Particular” conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa e faz parte da aposta na divulgação e afirmação das vozes autorais novas ou inovadoras na escrita poética.

Na apresentação da obra, a vereadora da Cultura, Liliana Pimentel, manifestou a sua “grande satisfação ao ver a continuidade desta ‘Nova Colecção’ que tão bem traduz algumas das dinâmicas culturais do concelho, nomeadamente no campo da difusão e da escrita poética”.

 

“Teclas Prá Vida”

No mesmo dia foi ainda prestado reconhecimento público aos intervenientes no projecto comunitário “Teclas Prá Vida”, uma parceria entre o município e a coordenação científica e pedagógica da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), considerado um projecto exemplar a nível nacional e que espelha as dinâmicas culturais propostas pelo executivo camarário na preocupação com os idosos. No passado dia 23 de Março foram entregues os certificados de participação aos dinamizadores e aos cerca de 40 intervenientes das três oficinas de alfabetização digital de adultos, referendo à última edição de 2018.

Entretanto, encontra-se já a decorrer a 5.ª edição do projecto que, entre Março e Junho de 2019, se repartirá por quatro oficinas, não apenas tocando a literacia digital. Letras Prá Vida decorrem, assim, às quartas-feiras (14h30) na Loja Social do Município, enquanto Teclas Prá Vida se dinamizam às sextas-feiras (20h30), em Casal do Missa, e aos sábados em Belide (10h00) e Arrifana (14h30).

Trata-se de um contacto que se quer directo com as necessidades quotidianas das pessoas, por forma a trabalhar não só a componente de inclusão social, mas também a promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudem a combater a exclusão e o isolamento da população, refere a edilidade.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM