COIMBRA,4 de Março de 2024

Condeixa pela segunda vez na FITUR a maior feira de turismo da Europa

31 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Condeixa pela segunda vez na FITUR a maior feira de turismo da Europa

Foto: Embaixador de Portugal João Mira Gomes e Presidente Nuno Moita

O Município de Condeixa-a-Nova participou, pela segunda vez, na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, entre 24 e 28 de Janeiro, para promover a oferta turística local, com especial destaque para o património romano e o Museu PO.RO.S. “Foi um regresso de enorme significado, tendo em conta que da última vez que participámos na FITUR o sector enfrentou, logo de seguida, um duro teste de sobrevivência quando a pandemia da COVID-19 obrigou a encerrar a actividade turística”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Recorde-se que depois de em 2020 o Município de Condeixa-a-Nova ter estado presente com stand próprio numa aposta emblemática da Câmara Municipal na promoção do turismo como pilar da estratégia de desenvolvimento local, esta participação assinala um “regresso muito esperado neste período de retoma”, desta vez integrado numa presença conjunta dos municípios que compõem a
Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
Do programa realizado, o Município de Condeixa-a-Nova destacou-se em dois momentos, o primeiro no dia 26 de Janeiro, dedicado a profissionais do sector do turismo, em que se apostou na promoção do Museu PO.RO.S. Foi promovida uma apresentação do museu interactivo dedicado ao período histórico romano e diversas acções de contacto directo com operadores turísticos. Num segundo momento, no dia 27 de Janeiro, num dos dias dedicados ao grande público, o Município apresentou o filme promocional de Condeixa, lançado na última edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, e desta vez com tradução em espanhol como forma de chegar mais facilmente aos milhares de visitantes que “invadiram” durante o fim de semana o recinto do IFEMA, onde decorreu a FITUR.
Com o título “Condeixa. Já estou a caminho”, o filme turístico promove os principais activos do concelho, nomeadamente as Ruínas de Conimbriga e o Museu PO.RO.S, a Casa dos Arcos, a Escola Condeixa FoodLab, a gastronomia e a cerâmica, o património ambiental e paisagístico, os equipamentos de lazer, as praças e palácios, em alusão a um “lugar de história”, “espaço de partilha”, “terra de tradições e tentações”, “ponto de encontro dos apaixonados pela cultura, pelas artes e dos amantes da natureza” e “espaço de futuro”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, fez uma apresentação e contextualização do território, destacando a autenticidade do filme e da oferta turística.
“Muitas vezes os filmes promocionais turísticos não passam de uma colecção de belas imagens com actores bonitos a apreciar a paisagem. Neste caso procurámos, e creio que conseguimos, transmitir a autenticidade de Condeixa. Mas Condeixa tem uma oferta turística que não é realmente para qualquer pessoa, assim como este filme. Condeixa convida turistas com tempo, tempo para desfrutar e compreender o seu património. Condeixa não é fast food, Condeixa é gourmet. Não tem praias, não tem resorts, não tem casinos e muito menos grandes shopping centers, mas tem tudo aquilo que necessitamos para enriquecer a mente e a alma, que é o que mais importa”, destacou o autarca Nuno Moita.
Ainda no âmbito desta participação integrada no stand da CIM da Região de Coimbra, o Município de Condeixa desenvolveu, ao longo dos cinco dias da feira, uma estratégia de captação de contactos profissionais, além de diversas apresentações individuais, junto quer do público profissional, quer do público geral.
A FITUR 2024 – Feira Internacional de Turismo de Madrid encerrou com um registo histórico de mais de 250 mil visitantes, dos quais 153 mil profissionais. Estiveram representados 152 países, o que representa um aumento de 13,7% em relação ao ano de 2023.
Outro recorde foi batido na edição deste ano, com um espaço de exposição de 9 pavilhões, tendo sido o Equador o destino em destaque.
O crescimento da feira reflecte-se também na ampla cobertura mediática, com mais de 37 mil notícias publicadas sobre a FITUR nos meios de comunicação internacionais e com a presença de cerca de 6800 jornalistas credenciados na feira em representação de 53 países diferentes.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM