COIMBRA,16 de Junho de 2021

Condeixa Foodlab com acções de formação em gastronomia regional

8 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: Condeixa Foodlab com acções de formação em gastronomia regional

A Escola de Condeixa Foodlab anunciou hoje (08) as actividades de formação na área da gastronomia regional, programadas para este mês de junho e julho, destinadas a profissionais e ao público em geral.

“Ao longo do tempo queremos fazer neste espaço, workshops, acções de formação, quer dirigidas a profissionais, a empresas, que são os primeiros beneficiários deste projecto, quer para o público em geral”, disse hoje, em conferência de impressa, o director da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

A antiga escola primária feminina de Condeixa-a-Nova foi reabilitada e agora prepara-se para receber profissionais e público em geral, para a concretização de acções de formação para os meses de junho e julho.

“Pretende-se criação de valor, que é a gastronomia, e este é o espaço para essa experimentação, para esses ‘workshops’, com linhas inovadoras nesta área, utilizando os produtos tradicionais da região”, referiu o presidente do município de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa.

Será realizada uma sessão de esclarecimento no dia 15 de junho, gratuita, destinada a todos os interessados.

A iniciativa neste momento conta com seis ‘workshops’ presenciais, na Escola de Condeixa Foodlab, com a duração de três horas cada. Três destes ‘workshops’ são destinados a profissionais, sem qualquer custo, e os outros três destinados ao público em geral, no valor de 25 euros.

O número de vagas de cada iniciativa é limitado, de modo a cumprir as recomendações da Direcção Geral da Saúde (DGS).

As inscrições podem ser feitas através do ‘site’ academiadigital.turismodeportugal.pt.

Está prevista ainda uma acção de quatro horas por dia, com tipologia ’summer schoool’, destinada a jovens dos 12 aos 16 anos, nos dias 28, 29 e 30 de julho, com um custo de 60 euros.

“Quem participar nestas iniciativas vai conhecer o produto e confeccioná-lo. Queremos que saiam daqui preparados para executar os pratos nas suas casas”, sublinhou o chef Emanuel Faria, na demonstração daquilo que vão ser os ‘workshops’. “O objectivo é apostar no produto português, valorizar a cozinha, apostando em novas técnicas sem desvirtuar o produto”, sustentou.

“Neste momento estão previstas sessões até novembro de 2021, com vários destinatários, bem como, sessões de informação, aulas abertas em áreas distintas, e ainda abordadas a questão das marcas alimentares e daquilo que vai ser os ’alimentos do amanhã’”, indicou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito.

“Vamos também trabalhar com os produtos definidos na Região Europeia da Gastronomia, com o cuidado de envolver aquilo que são os agentes privados e de lhes criar condições para que tenham um posicionamento diferente”, acrescentou.

A Escola de Condeixa Foodlab organizou estas iniciativas numa colaboração entre o município de Condeixa-a-Nova, o Turismo de Portugal, e a CIM da Região de Coimbra.

Recorde-se que este é mais um projecto que integra a distinção Região de Coimbra: Região Europeia de gastronomia 2021-2022.

Agência LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM