COIMBRA,18 de Julho de 2024

Condeixa concorre com mochila inteligente em concurso intermunicipal

22 de Março 2018 Rádio Regional do Centro: Condeixa concorre com mochila inteligente em concurso intermunicipal

O projecto de uma mochila inteligente, desenvolvido por um aluno da Escola Secundária Fernando Namora vai representar o município de Condeixa na final intermunicipal do concurso “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra – 5.ª edição”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

Na sessão do “Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2017/2018”, que decorreu recentemente, no Auditório do Museu PO.RO.S, estiveram a concurso 11 ideias de negócio do ensino Secundário/Profissional, tendo saído vencedor o Projecto “MIA” que irá representar o município na Intermunicipal BootCamp, que decorrerá nos dias 24 e 25 de Março, em Oliveira do Hospital.

O projecto “MIA” é da autoria de um aluno do 11.º ano da Escola Secundária Fernando Namora e consiste numa mochila inteligente para ajudar os alunos mais esquecidos de modo a não faltar o material necessário para o dia-a-dia escolar.

A mochila possui um sistema de sensor e um arduíno (plataforma de prototipagem eletrónica), cuja programação foi desenvolvida pelo autor. A mochila detecta o material necessário para o dia escolar e caso falte algum elemento produz um sinal sonoro, assinalando num painel LCD o material em falta.

Neste concurso foram ainda apresentados os projectos que vão estar representados nos Concursos Expo Empreendedorismo, Artes e Ofícios – 2.º ciclo e Expo Empresas Júnior – 3.º Ciclo que se vão realizar a 26 de Maio, em Condeixa.

No 2.º Ciclo será apresentado a concurso o projecto “Um mundo de doçuras” da autoria da turma 6.º F, da Escola Básica N.º 2 de Condeixa, que consiste no fabrico de um bolo típico do concelho de Condeixa, mas alterando algumas das suas características: tamanho, ingredientes e apresentação. Pretende-se assim inovar a escarpiada tradicional e criar a “Escarpida do Século XXI”.

No 3.º ciclo irá a concurso o projecto “Discover Condeixa” da autoria da turma 9.º F da Escola Secundária Fernando Namora, que consiste no desenvolvimento de uma aplicação (APP) que vai reunir todos os serviços turísticos que possam interessar a quem visita Condeixa, nomeadamente informação dos espaços hoteleiros, espaços históricos, museus, actividades desportivas e de lazer, entre outras. Estará disponível uma versão grátis e uma versão Premium.

O projecto “Empreendedorismo das Escolas” tem como conceito “Aprender Fazendo – Desenvolver soluções educativas e de formação em empreendedorismo”, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios.
Os trabalhos desenvolvem-se em “ambiente de sala”, com o apoio dos professores envolvidos no projecto, além de uma técnica do CDLS 3G, do GAE e da empresa consultora Gesentrepreneur.

Com um aumento progressivo do número de participantes envolvidos, reconhece-se e valoriza-se através desta iniciativa o mérito de jovens e comunidade escolar como ferramenta essencial de desenvolvimento e crescimento social, económico e regional.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM