COIMBRA,19 de Abril de 2024

Condeixa celebra acordo com ISEC para acelerar transição digital

21 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Condeixa celebra acordo com ISEC para acelerar transição digital

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADEC) assinaram, recentemente, um acordo de colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) para acelerar a transição digital dos serviços da autarquia e das empresas do concelho.

“A autarquia tem que dar o exemplo e ser um parceiro dos agentes geradores de riqueza na implementação de estratégias de sustentabilidade. Foi nesse pressuposto que assinámos este protocolo de colaboração científico-tecnológica que vai permitir que os investigadores e docentes do ISEC possam capacitar quadros municipais para tornar Condeixa-a-Nova num concelho mais inteligente e sustentável e melhorar a produtividade e a eficiência das empresas da ADEC”, justificou o presidente do Município, Nuno Moita.

De acordo com o protocolo, o ISEC, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa e com a ADEC, irá desenvolver soluções inteligentes e sustentáveis nas áreas da mobilidade, energia, abastecimento de água e gestão de resíduos, contribuindo para a aceleração da transição digital de Condeixa-a-Nova, capacitando os quadros municipais para a implementação de modelos de regeneração urbana.

“Iremos utilizar a vasta experiência que temos na área da sustentabilidade urbana para melhorar a gestão dos serviços municipais, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos e reduzindo a pegada ecológica. Em conjunto, iremos desenvolver projectos holísticos de acções nos sectores de energia, dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação, transformando Condeixa-a-Nova num concelho mais inteligente e sustentável”, explicou o presidente do ISEC, Mário Velindro.

Recorde-se que o ISEC irá abrir, no próximo ano lectivo 2021/2022, o primeiro mestrado em Portugal em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” e que em 2018/2019 lançou a licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades, também pioneira no país.

De acordo com a Câmara Municipal, a equipa do ISEC irá também identificar as necessidades das empresas sócias da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa em áreas que vão deste a automatização industrial à digitalização de meios de produção. “Iremos melhorar a produtividade e a eficiência de equipamentos de diversas empresas do concelho de Condeixa-a-Nova e propor-lhes novos processos de automatização, organização e design industrial, bem como de digitalização de meios de produção”, detalhou o presidente do ISEC.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM