COIMBRA,25 de Outubro de 2021

Condeixa celebra acordo com ISEC para acelerar transição digital de serviços e empresas

23 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Condeixa celebra acordo com ISEC para acelerar transição digital de serviços e empresas

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADEC) assinaram, recentemente, um acordo de colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) para acelerar a transição digital dos serviços da autarquia e das empresas do concelho.

“A autarquia tem que dar o exemplo e ser um parceiro dos agentes geradores de riqueza na implementação de estratégias de sustentabilidade. Foi nesse pressuposto que assinámos este protocolo de colaboração científico-tecnológica que vai permitir que os investigadores e docentes do ISEC possam capacitar quadros municipais para tornar Condeixa-a-Nova num concelho mais inteligente e sustentável e melhorar a produtividade e a eficiência das empresas da ADEC”, justificou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

De acordo com o protocolado, o ISEC, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa – CMC e com a ADEC, irá desenvolver soluções inteligentes e sustentáveis nas áreas da mobilidade, energia, abastecimento de água e gestão de resíduos, contribuindo para a aceleração da transição digital de Condeixa-a-Nova, capacitando os quadros municipais para a implementação de modelos de regeneração urbana.

“Iremos utilizar a vasta experiência que temos na área da sustentabilidade urbana para melhorar a gestão dos serviços municipais, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos e reduzindo a pegada ecológica. Em conjunto, iremos desenvolver projetos holísticos de ações nos sectores de energia, dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação, transformando Condeixa-a-Nova num concelho mais inteligente e sustentável”, explicou Mário Velindro, presidente do ISEC.

Recorde-se que o ISEC irá abrir, no próximo ano lectivo 2021/2022, o primeiro mestrado em Portugal em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” e que no ano lectivo de 2018/2019 lançou a licenciatura em Gestão Sustentável das Cidades, também pioneira em Portugal. “A equipa do ISEC irá também identificar as necessidades das empresas sócias da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa em áreas que vão deste a automatização industrial à digitalização de meios de produção. “Iremos melhorar a produtividade e a eficiência de equipamentos de diversas empresas do concelho de Condeixa-a-Nova e propor-lhes novos processos de automatização, organização e design industrial, bem como de digitalização de meios de produção”, detalhou o presidente do ISEC.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM