O pavilhão municipal de Condeixa recebe, hoje, a 14.ª edição do torneio solidário “Acreditar no Futsal”, cujo objectivo passa por divulgar e apoiar a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, para quem revertem “todas as receitas” do evento.
A jornada de solidariedade realiza-se desde 2011 em Condeixa, “muito por culpa deste abraçar de causa que a câmara municipal fez a este torneio”, salienta o jornalista Ricardo Ferreira Santos, a par de Arlindo Matos organizador da iniciativa que volta a ter cariz internacional, com a presença de uma equipa jovem espanhola e uma atleta também do país vizinho que “fez questão de marcar presença” na Selecção Acreditar.
Uma das novidades da edição deste ano é o jogo de veteranos, para a disputa do Troféu Mário Santos – uma homenagem ao pai do fundador do torneio-, que vai juntar vários atletas que participaram na primeira edição, integrando agora a Selecção Acreditar para um desafio frente ao Centro Social S. João que continua, igualmente, a abraçar esta causa.
Os jogos dos escalões jovens têm início pelas 9h30, para as 14h30 está programada a partida feminina entre a Selecção Acreditar e o Núcleo Sportinguista de Condeixa e ao fim da tarde realiza-se o referido encontro de veteranos.
O bilhete de entrada consiste na compra de uma rifa (3 euros) que habilitará ao sorteio de vários prémios e todo o valor angariado será entregue no final à Acreditar.
Ricardo Ferreira Santos convidou hoje, na apresentação do evento, à presença das gentes da região independentemente dos clubes participantes, porque, afirma, “a causa sobrepõe-se a qualquer emblema que esteja presente”.
Para o vereador do Desporto, Carlos Canais, “o município de Condeixa não podia deixar de estar associado a esta causa importante, que continuaremos a sempre que nos seja solicitado”, mostrando-se convicto de que no próximo sábado “tudo se conjuga para que se alie a prática desportiva, o futsal e a solidariedade nesta causa de abraçar a Acreditar”.
A organização está a cargo do jornalista Ricardo Ferreira Santos e de Arlindo Matos, com toda a estrutura da Academia de Futsal de Condeixa/NSC, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa, União das Freguesias de Condeixa, Bombeiros Voluntários de Condeixa, Associação de Futebol de Coimbra, Conselho de Arbitragem, Núcleo SCP Condeixa e o Gabinete Desporto da Universidade de Coimbra, bem como o patrocínio de diversas empresas.
“A organização está bem entregue e tem todas as condições para fazer deste um torneio de referência”, realçou na conferência de imprensa de apresentação o presidente da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, Paulo Simões, sobre um dos eventos que “mais merece ser acarinhado por todos nós” e que mostra a importância “do desporto no apoio à causa”.
Arlindo Matos, pela Academia de Futsal de Condeixa/NSC, destacou “o enorme orgulho por podermos participar e contribuir humildemente com as nossas equipas no torneio”, enfatizando que “mais que o futsal é acreditar na causa, e é isso que nos move”. Este ano mais equipas da Academia/NSC vão participar no torneio, o que permitirá “levar a causa a mais jovens e isso é um motivo de muita satisfação”.
“Desejamos que sábado seja um dia em que se possa mobilizar toda a família do futsal para com um pequeno gesto podermos fazer a diferença em vidas, infelizmente, fustigadas por uma doença tarda em ser erradicada”, realçou o dirigente.
Jornal Terras de Sicó
(Na foto, Ricardo Ferreira Santos, Carlos Canais, Paulo Simões e Arlindo Matos, hoje na apresentação do torneio de solidariedade)
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM