O Concurso AGIR, da Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra), foi distinguido na Categoria de “Empreendedorismo Inclusivo” nos “Prémios Internacionais EMprende MetaRed X”, que distingue as melhoras práticas das instituições de ensino superior na promoção do empreendedorismo, reconhecendo o papel dos diferentes intervenientes envolvidos estes processos.
Este reconhecimento é atribuído pela MetaRed X, uma rede colaborativa internacional que junta gabinetes e unidades de empreendedorismo de instituições de ensino superior, promovida pelo Santander Universidades e pela Universia para apoiar o empreendedorismo e a criação de startups na comunidade académica através da partilha de boas práticas.
O Concurso AGIR é uma iniciativa da Universidade Politécnica de Coimbra que coloca estudantes no centro da transformação social das suas comunidades, visando combater o abandono escolar e potenciar o sucesso académico, pessoal e profissional dos estudantes, através do desenvolvimento de actividades com impacto positivo na comunidade académica.
O concurso apoia ideias e projectos de equipas constituídas por estudantes, docentes, investigadores e não docentes da instituição, promovendo um modelo de aprendizagem activa pelo serviço comunitário – amplamente reconhecido internacionalmente como service-learning – em que estudar e contribuir para a sociedade são actividades inseparáveis. A última edição do concurso decorreu durante o mês do Março de 2026 e resultou na aprovação de 19 projectos.
Mais do que um concurso de ideias, o AGIR é um laboratório vivo de empreendedorismo inclusivo, onde o conhecimento académico encontra o mundo real – e onde os próprios estudantes se tornam agentes de mudança.
O que torna o AGIR uma iniciativa de empreendedorismo verdadeiramente inclusivo é o seu desenho estrutural: equipas multidisciplinares e intergeracionais, a obrigatoriedade de incluir pelo menos um estudante do 1.º ano de licenciatura, garantindo que os mais vulneráveis ao abandono escolar são também os protagonistas da solução, apoio financeiro acessível e acompanhamento técnico por parte da equipa do Instituto de Investigação Aplicada (i2A).
Cofinanciada pelo Projeto IPC+ Sucesso 2.0, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é uma iniciativa que nasce da convicção de que a integração comunitária e o sucesso escolar são duas faces da mesma moeda.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM