COIMBRA,1 de Dezembro de 2021

Concluído o restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova de Alva

16 de Abril 2021 Rádio Regional do Centro: Concluído o restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova de Alva

As obras de conservação e restauro do Arco Triunfal da Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, em Arganil, já se encontram concluídas, tendo envolvido um investimento de 30 000 euros, comparticipado pelo “Programa Valoriza”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, as obras no interior deste imóvel “dão uma nova projecção não só à Igreja Matriz como a Vila Cova de Alva, enquanto parte integrante da rede das Aldeias do Xisto”.

Os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico do interior da Igreja Matriz destinaram-se à correcção das patologias existentes, à eliminação de factores que pudessem potenciar a degradação do suporte lenhoso e à recuperação formal e estética do conjunto que forma o Arco Triunfal. As operações, realizadas nos últimos seis meses, tiveram como objectivo a preservação do monumento, designadamente as pinturas presentes no Arco Triunfal, seguindo os parâmetros de intervenção mínima, de forma a respeitar a autenticidade da obra.

Destacando “o inegável interesse turístico e o papel preponderante que a Igreja Matriz assume no roteiro religioso do concelho”, o presidente da autarquia assume que no centro das preocupações do Município de Arganil “está a salvaguarda e a promoção da paisagem cultural, a valorização do património arquitectónico e a dinamização dos pontos turísticos do concelho”.

Para a concretização da intervenção neste imóvel, designado pela historiadora Regina Anacleto como “um dos mais interessantes exemplares religiosos da arquitectura barroca”, foi estabelecido um protocolo de colaboração entre o Município de Arganil e a Fábrica Paroquial de Vila Cova de Alva, em Junho de 2020.

As obras no interior da Igreja Matriz de Vila Cova de Alva, resultado da candidatura apresentada pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, potencia e complementa outras que a autarquia tem vindo a desenvolver, directamente ou através de parcerias com outras entidades, com vista à preservação e dinamização do património cultural material e imaterial do concelho.

Destacam-se, entre elas, a intervenção de requalificação da Capela de São Pedro, classificada como Monumento Nacional; a instalação dos Núcleos Museológicos de Etnografia e Arqueologia na Casa da Cultura de Arganil; o processo em curso para classificação do Mont’Alto como Sacro Monte e a recente aposta na Programação Cultural em Rede, através dos projectos “Portas do Céu” e “À Beira do Fado”.

Jornal Campeão das Províncias

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM