COIMBRA,4 de Julho de 2025

Concertos, Feira Popular e Procissões animam Coimbra até 13 de Julho

3 de Julho 2025 Rádio Regional do Centro: Concertos, Feira Popular e Procissões animam Coimbra até 13 de Julho

As Festas da Cidade e da Rainha Santa em Coimbra começam esta sexta-feira, dia 4, Feriado Municipal, e decorrem até 13 de Julho, com diversas actividades culturais, artísticas, desportivas e religiosas, com destaque para as celebrações em honra da Rainha Santa Isabel, incluindo as procissões.

As festas abrangem uma programação diversificada e extensa, com o objectivo de atrair pessoas de todas as idades e demonstrar as potencialidades de Coimbra como cidade de eventos. Entre os pontos altos estão as procissões da Rainha Santa, nomeadamente a Procissão da Penitência, na quinta-feira, 10 de Julho, e a Procissão Solene, no domingo, 13 de juJho. Este ano as festas também celebram os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel e os 700 anos da peregrinação a Santiago de Compostela.

As Festas da Cidade são uma realização da Câmara Municipal e a parte religiosa da Confraria da Rainha Santa Isabel, com o objectivo de homenagear Coimbra e seus símbolos, celebrando espaços emblemáticos e patrimoniais, projectos artísticos, culturais e desportivos, além da devoção religiosa.

Concertos no Jardim da Sereia

O cartaz musical é um dos pontos altos do programa, com destaque para o concerto de Xutos & Pontapés, no sábado, dia 5, às 22h00, no recinto da Feira Popular de Coimbra, na Praça da Canção. O programa inclui, ainda, um concerto de Beatriz Rosário, no dia 9 de Julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; a Serenata dos Antigos Estudante, no dia 10 de Julho, às 22h00, na Sé Nova; um concerto de Eric Bonillo, que vai interpretar temas de Carlos Santana, no dia 11 de Julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; The Lucky Duckies, no dia 12 de Julho, às 21h30, no Jardim da Sereia; e a fechar a programação, a Estudantina Universitária de Coimbra, no dia 13 de Julho, às 21h30, também no Jardim da Sereia.

A programação das Festas da Cidade de Coimbra é, este ano, muito mais do que o habitual, integrando ainda a Feira Popular, a Feira de Artesanato Urbano, o Festival de Insufláveis – Mondego Vibe, dois espectáculos de fogo de artifício, iluminação festiva e, como não podia deixar de ser, as cerimónias oficiais comemorativas do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra esta sexta-feira, 4 de Julho.

Os espectáculos de fogo-de-artifício acontecem no rio Mondego, à meia noite desta quinta-feira, e a 10 de Julho (22h30). A iluminação festiva pode ser apreciada das 20h00 às 1h00, de segunda a sexta-feira, e até 2h00 ao fim-de-semana, em várias artérias da cidade.

Feira Popular

Não há festas da cidade sem a Feira Popular de Coimbra, iniciativa que a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas faz muito bem. Com mais de 300 mil visitantes esperados, a Feira Popular de Coimbra assume-se com uma festa para todos e onde todos são bem-vindos.

Este ano a Feira Popular ainda está melhor e celebra com muita alegria e diversão os 75 anos, nesta edição que decorre até 13 de Julho, todos os dias, com entradas gratuitas. Há uma variedade de artistas em palco, com mais bancas e com mais divertimentos, uns mais radicais, outros mais ‘simples’, mas sempre tendo em vista as famílias.

Estão na Feira Popular 30 barracas de artesanato, algumas de brinquedos e afins, mais focado nas crianças, tasquinhas de comes e bebes, stands institucionais e associações e divertimentos, perfazendo perto de 100 mostras diferentes.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM