COIMBRA,20 de Outubro de 2021

Complexo de Sangalhos com estatuto de Centro Continental de Ciclismo da UCI

9 de Julho 2019 Rádio Regional do Centro: Complexo de Sangalhos com estatuto de Centro Continental de Ciclismo da UCI

As instalações do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, que incluem o Velódromo Nacional em Sangalhos, receberam, a semana passada, o estatuto de Centro Continental de Ciclismo, anunciou o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient.

O anúncio aconteceu durante a inauguração das pistas de BMX e de BTT, fazendo de Anadia o primeiro “centro satélite na Europa” da UCI, que já apostou em infraestruturas em África, Ásia e no continente americano, indica a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em comunicado.

Na prática, o estatuto pode permitir “que atletas de países em vias de desenvolvimento no que ao ciclismo diz respeito passem algumas temporadas em Anadia em trabalhos específicos”, desfrutando das pistas de BMX, BTT e do velódromo para ciclismo de pista, além das estradas daquele concelho de Aveiro.

“À exceção do Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, não há outro centro no mundo que junte todas as vertentes olímpicas do ciclismo como acontece aqui. Falta apenas, mas espero que esteja para breve, uma pista de BMX ‘freestyle’”, afirmou Lappartient, citado no comunicado, durante a cerimónia de inauguração das novas infraestruturas, que decorreu hoje.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Comité Diretor da UCI e faz com que Portugal entre “no centro do ciclismo mundial, assumindo a filosofia do novo ciclismo, cada vez mais internacional e global”, disse o presidente da FPC, Delmino Pereira, enquanto o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, mostrou-se “orgulhoso” pela distinção.

A cerimónia desta manhã, que inaugurou a pista de ‘cross country’, a única infraestrutura na Península Ibérica com características olímpicas, foi ainda palco da assinatura de um protocolo com a Fundação do Desporto “para desenvolvimento do ciclismo de pista para cegos”.

LUSA

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM