COIMBRA,18 de Julho de 2024

Comemoração do 45.º aniversário do Politécnico de Coimbra com homenagem a personalidades

9 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: Comemoração do 45.º aniversário do Politécnico de Coimbra com homenagem a personalidades

No próximo dia 12 de Julho, sexta-feira, pelas 15h30, realiza-se a Cerimónia Comemorativa do Dia do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) no Convento São Francisco, em Coimbra. Este ano, o destaque da cerimónia, que tem o intuito de celebrar o 45º aniversário da instituição, será a entrega da Medalha do IPC a cinco personalidades relevantes na história deste Politécnico.
A presidente do Conselho Geral, Maria Leitão Marques, a ex-directora do Instituto Pedro Nunes e membro externo do Conselho Geral, Teresa Mendes, os dois últimos presidentes do Politécnico de Coimbra, Rui Antunes e José Manuel Torres Farinha, e a directora do Centro Cultural Penedo da Saudade, Cristina Faria, são os cinco homenageados.
O evento terá início pelas 15h30 com uma sessão solene de abertura, que contará com intervenções institucionais, seguindo-se uma conferência a cargo de Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva e vice-presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, S.A. O orador é Professor Catedrático Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. Foi Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional de Portugal (2011-2015) e Director-Geral dos Impostos e Presidente do Conselho de Administração Fiscal (2004-2007).
Segue-se a atribuição dos Prémios do Politécnico de Coimbra, que destacam os méritos desportivo e científico e ainda o envolvimento social e cultural de membros da comunidade do IPC, sejam estudantes, diplomados há menos de um ano, docentes, investigadores ou profissionais não docentes. Este ano, os prémios apurados inserem-se nas categorias de Prémio Atleta, Prémio Ciência & Inovação, Prémio Sociedade e Prémio Inspirados pela Coragem. Estas distinções baseiam-se no reconhecimento, na valorização e na promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional. Fruto de uma parceria, será também atribuída uma bolsa de mérito ao diplomado do IPC cuja média de conclusão de Licenciatura foi a mais alta no ano lectivo 2022/23.
A cerimónia conta depois com um tributo à História do Politécnico de Coimbra, em que serão homenageados docentes e trabalhadores não docentes aposentados e/ou com mais de 35 anos de serviço na instituição. O evento finalizará com a entrega de medalhas às cinco personalidades já referidas e um porto de honra, perto das 17h30.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM