A segunda edição do DOC.Coimbra – Festival Internacional de Documentários tem início, esta tarde (25), e vai decorrer até domingo (30), no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). O evento promete uma programação diversificada, que inclui 35 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais. A entrada é gratuita.
A abertura do certame está agendada para as 19h de hoje, com a exibição da longa-metragem “As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, do realizador moçambicano Inadelso Cossa, uma co-produção entre Portugal e Moçambique. O documentário aborda a temática da Guerra Civil de Moçambique (1977-1992), contando a história do ponto de vista pessoal do cineasta.
Ao longo de seis dias, o festival vai ainda exibir 12 documentários em competição para o prémio de “Melhor Filme”, onde se inserem duas estreias mundiais e nove produções apresentadas pela primeira vez em Portugal. A cerimónia de premiação vai realizar-se a 30 de Março, – último dia do evento -, às 20h, e vai contar com a exibição do filme “Fernanda Young – Foge-me ao controle”, da realizadora Susanna Lira.
Para além da listagem de filmes, o DOC.Coimbra também vai apresentar ao público várias masterclasses e criar debates sobre os documentários visualizados. Não obstante, haverá ainda espaço para o DOC.LAB Coimbra, um laboratório de projectos documentais em desenvolvimento, que visa proporcionar aos realizadores a oportunidade de melhorar as suas obras com a orientação de tutores experientes. Este ano, vão estar presentes dez projectos de países diferentes. Os bilhetes para o certame são gratuitos, podendo ser levantados através do site www.doccoimbra.com.
O DOC.Coimbra é um festival que pretende celebrar o cinema documental, trazendo à cidade os melhores filmes a nível mundial e, ao mesmo tempo, promovendo a formação de novos públicos, nomeadamente, estudantes, realizadores e entusiastas do cinema. “Com um olhar sensível e poético sobre o presente e passado, o festival promete despertar os espectadores para outros olhares sobre a realidade”, sublinha a organização.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM