COIMBRA,1 de Março de 2024

Coimbra testa mapeamento de espaços verdes e azuis

31 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Coimbra testa mapeamento de espaços verdes e azuis

O projecto piloto Citizeen, desenvolvido pela empresa Our Watch Leads (OWL), foi testado, esta quarta-feira, no Vale das Flores, em Coimbra, no âmbito do #CoimbraCitytLab.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal, coordenada pelo Centro de Inteligência do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital.

A solução, que passa pela utilização de uma aplicação móvel, com recurso a Tecnologia Satélite de Navegação e de Observação Terrestre, permite mapear o espaço urbano, georreferenciando zonas verdes e azuis. Permite, ainda, informar os municípios e os cidadãos sobre a localização e o respectivo estado de conservação dos referidos espaços.

O desenvolvimento desta aplicação insere-se numa candidatura conjunta entre a OWL, o Centro de Ciência do Mar e do Ambiente (MARE / ARNET) da Universidade de Coimbra (UC) e a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC), no âmbito do Projecto PHARAON, Pilots for Active and Healthy Ageing, que pretende incentivar a comunidade a descobrir e usufruir dos diversos ambientes verdes e azuis urbanos, permitindo para o efeito o registo, incluindo fotográfico, das características dos mesmos, nomeadamente a biodiversidade, condições de acessibilidade, equipamentos disponibilizados, bem como o reporte de situações que careçam de medidas correctivas.

A iniciativa, que aconteceu este quarta-feira no Parque do Vale das Flores, foi denominada por “Ciência Cidadã” e contou com a participação de duas turmas da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e de voluntários seniores da APOJOVI E CASPAE. A actividade contou com a participação de uma bióloga da Universidade de Coimbra (MARE/ARBET), Sónia Serra, que procedeu às explicações científicas necessárias, sobre a biodiversidade existente no referido parque.

“O trabalho com a equipa #CoimbraCityLab está a ser muito produtivo, tendo sido crucial para testarmos a nossa aplicação Citizeen com diversos utilizadores, na cidade de Coimbra. A equipa #CoimbraCityLab, em colaboração com alguns departamentos do Município, estabeleceu conexões com a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e com outras associações, como a Apojovi e o Caspae. Isso permitiu a divulgação da Citizeen, uma aplicação que visa incentivar o interesse dos cidadãos em frequentar os espaços verdes da cidade”, afirma o sócio-gerente da OWL, Pedro Resende.

“A gestão urbana e ambiental das nossas cidades é fundamental para cumprirmos os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e o #CoimbraCityLab está a ser um laboratório importante para a aprendizagem e crescimento das nossas soluções para os municípios e grandes empresas gestoras de ativos”, acrescenta o responsável, descrevendo a sua experiência no #CoimbraCityLab.

O #CoimbraCityLab é a iniciativa do Município de Coimbra para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projectos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projectos.

Podem integrar a iniciativa #CoimbraCityLab todas as pessoas singulares e pessoas colectivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projectos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objectivos e requisitos previstos no seu Regulamento, e que poderá ser consultado aqui: Aviso n.º 11074/2023, de 6 de junho | DR (diariodarepublica.pt)

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM