COIMBRA,2 de Março de 2024

Coimbra: Rua Dr. Manuel Rodrigues com segundo troço em obras

14 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra: Rua Dr. Manuel Rodrigues com segundo troço em obras

O primeiro troço da Rua Dr. Manuel Rodrigues vai abrir ao trânsito esta terça-feira, a partir das 10h00, já com o pavimento da faixa de rodagem reparado, anunciou ontem a Câmara de Coimbra.

Em simultâneo, no segundo troço da rua Dr. Manuel Rodrigues vai proceder-se ao corte de trânsito entre o cruzamento da rua Dr.ª Rosa Falcão e o Largo do Arnado para a execução de trabalhos de reparação do pavimento da faixa de rodagem, na sequência da degradação dos materiais escolhidos. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. As obras de reparação das patologias existentes vão decorrer durante os próximos 15 dias.

As obras vão implicar o corte total de circulação automóvel entre o cruzamento da rua Dr. Rosa Falcão e o Largo do Arnado. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. Já na rua Dr. Mário Pais vai ser necessário assegurar, temporariamente, a circulação com dois sentidos. Para isso, será ocultado o sinal de sentido proibido existente no cruzamento desse arruamento com a rua João de Ruão e será prevista uma área de estacionamento proibido, junto ao cruzamento com a rua Dr. Manuel Rodrigues, para a realização de inversão da marcha.

A Câmara de Coimbra apela à compreensão de todos para esta situação que resulta da necessidade de reparar as diversas anomalias detectadas na obra. Recorda-se que esta intervenção decorreu no âmbito da empreitada “PEDU – Rua para Todos – Baixa e Rio: Rua João Machado e Rua Doutor Manuel Rodrigues”, adjudicada em 13 de Julho de 2020, à empresa Embeiral – Engenharia e Construção, SA., pelo valor de 1.028.780 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 390 dias.

O Município refere, ainda, que os trabalhos desta empreitada foram considerados concluídos a 15 de Novembro passado. Contudo, foram detectados vários defeitos, não-conformidades e formalidades por corrigir, o que impediu a recepção provisória total da obra. A partir dessa data, a empresa adjudicatária tem vindo a proceder à correcção dos defeitos identificados.

Recorda, ainda, a Câmara, que o actual Executivo municipal considera “a solução adoptada, para além de muito cara, desadequada ao local”, já que a elevada carga dos autocarros acarreta problemas estruturais nas lajetas de granito, que têm conduzido à sua rápida rotura.

As considerações da vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, proferidas na reunião de Câmara de 17 de Outubro, acrescentam que “o método de construção adoptado para aplicação das lajetas na rua João Machado teve de ser alterado e o projecto da estrutura do pavimento teve de ser reforçado, de forma a controlar os assentamentos e a degradação/rotura das lajetas”, pelo que é expectável que os problemas nesta rua venham a ser menores.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM