COIMBRA,29 de Setembro de 2021

Coimbra: PSD associa estação ferroviária a “opção estratégica”

11 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Coimbra: PSD associa estação ferroviária a “opção estratégica”

Nuno Freitas (ao centro, na foto) esteve ladeado pelos vereadores Paulo Leitão e Madalena Abreu

O segundo de “10 projectos urgentes” para Coimbra concebidos pelo PSD, apresentado hoje, preconiza a substituição da denominada Estação Velha, assente numa “opção estratégica de futuro”.

O líder concelhio do PSD/Coimbra, Nuno Freitas, disse, em conferência de Imprensa, que a medida se prende com a recuperação de um projecto da autoria do arquitecto catalão Joan Busquets.

Para o autarca e dirigente partidário, um «apeadeiro velho» que seja pintado não deixa de ser indigno para Coimbra.

«Apeadeiro velho» é como a estação ferroviária de Coimbra – B foi apodada, há anos, por Manuel Machado (PS), consistindo ela, segundo Nuno Freitas, numa infra-estrutura relativamente vergonhosa.

À “construção de raiz” de um complexo substituto de Coimbra – B corresponde a implantação de uma estação ferroviária na zona de Loreto / Pedrulha, capaz de fomentar a revitalização daquela antiga zona industrial.

Há nove anos, quando a liderança do Município era exercida por Carlos Encarnação (PSD), a Câmara conimbricense e as empresas RAVE (alta velocidade) e Refer (substituída pela sociedade Infra-estrutras de Portugal) assinaram um protocolo de colaboração subjacente ao projecto de construção da futura estação ferroviária central da cidade.

Em Novembro de 2003 (tinha Carlos Encarnação sucedido a Manuel Machado há perto de dois anos), o “Campeão” noticiou que a remodelação do desenho ferroviário da Linha do Norte à passagem por Coimbra – B devia começar no primeiro trimestre de 2004, precedendo a implantação de uma estação digna desse nome a Poente da actual.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM