COIMBRA,16 de Junho de 2021

Coimbra promove ciclo de concertos em igrejas nos próximos dois meses

9 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: Coimbra promove ciclo de concertos em igrejas nos próximos dois meses

Durante os meses de junho e julho, a Câmara Municipal  de Coimbra vai promover concertos em igrejas das freguesias do concelho. Da música renascentista, à barroca, passando pelo clássico romântico até à contemporânea, serão um total de 21 espectáculos musicais, entre os dias 11 de junho e 25 de julho, às sextas-feiras, sábados e domingos.

A iniciativa “Música n’Aldeia” resulta de uma proposta vencedora da 3.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, da autoria de Diana Luís Antunes, professora de música e violetista. O projecto tem uma dotação financeira de 60 mil euros e obteve 115 votos, sendo que a proposta visava precisamente levar música erudita a todo o concelho, através de concertos nas aldeias.

O programa, que integra quatro ciclos musicais – música renascentista; barroca; clássico romântica; e contemporânea –, conta com a participação de centenas de músicos, a execução de inúmeras peças e instrumentos musicais, desde a harpa, violino ou violoncelo,
passando pelo piano, viola, contrabaixo ou instrumentos de sopro, sem esquecer a atuação de grupos corais.

Segundo a Câmara Municipal “será uma viagem pela história da música, mas também pelo património de Coimbra, sobretudo aquele que é menos conhecido, mas não menos importante. Trata-se, assim, de uma programação eclética e bastante relevante, não só pela dimensão e
importância musical, mas também pelo caráter descentralizador, assente na importante missão de fazer chegar este tipo de programação a uma franja da população que, habitualmente, não tem o mesmo acesso a este tipo de música e eventos do que as populações dos centros urbanos”.

Recorde-se que a 3.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra teve como tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” e o objectivo foi envolver activamente a comunidade neste processo de candidatura. Esta edição recebeu 35 propostas candidatas, das quais 17 viram os seus projectos submetidos a votação. Foram registados 2929 votos, que elegeram os sete projectos vencedores, que vão representar um investimento municipal de 479 mil euros.

Programa:

Datas: 11 de junho a 25 de julho
Horários: às sextas-feiras e sábados às 19h00 e, aos domingos, às 17h00
Locais: igrejas das freguesias

Ciclo de Música Renascentista: 12 e 13 de junho e 10 de julho
Ciclo de Música Barroca: 18 de junho, 3 e 16 de julho
Ciclo de Música Clássico Romântico: 11, 20, 26 de junho; e 2, 11 e 23 de julho
Ciclo de Música Contemporânea: 19, 25 e 27 de junho; e 4, 9, 17, 18, 24 e 25 de julho

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM