COIMBRA,5 de Março de 2024

Coimbra participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia

13 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai participar nas Jornadas Europeias de Arqueologia que, de 16 a 18 de Junho, vão realizar-se em mais de 46 países, com duas actividades: uma visita guiada à antiga Igreja do Convento de São Francisco e a apresentação de um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz.

A visita guiada à antiga Igreja do Convento de São Francisco, que é gratuita e sem necessidade de inscrição, vai realizar-se no domingo, dia 18 de Junho, das 15h00 às 17h00, com início na escadaria de acesso à antiga igreja.

Importa recordar que, em 2015/2016, aquando do acompanhamento arqueológico, que envolveu também a vertente da arqueologia da arquitectura, foi possível conciliar o projecto de arquitectura com as reminiscências históricas e patrimoniais.

Resultou, assim, a remobilização dos painéis azulejares do transepto para uma das capelas, o restauro e a conservação das pinturas murais patentes nos altares das antigas capelas, entre outros elementos patrimoniais relevantes que reverteram para o projecto actual.

Adquirido pela autarquia de Coimbra no final do século XX, procedeu-se à reabilitação de todo o complexo, transformando-o num espaço multifuncional. Na antiga igreja foram recuperados muitos elementos arquitectónicos, pinturas murais e painéis azulejares que embelezam a sala actual.

Durante as jornadas vai ser, também, apresentado um vídeo com a evolução dos trabalhos arqueológicos realizados no Mikveh, na rua Visconde da Luz, que vai estar acessível na página da Direcção-Geral do Património Cultural e da CM de Coimbra, de 16 a 18 de Junho.

Recorde-se que os Banhos judaicos de Coimbra foram encontrados e identificados em Novembro de 2013, na cave do 21 da rua Visconde da Luz, em plena Baixa de Coimbra, pela equipa de arqueologia da CM de Coimbra. Integrado num edifício misto, com áreas de comércio, serviços e habitações, o Mikveh é um complexo (de cota negativa, relativamente ao nível de circulação da rua), composto por antessala (dressing room), sala do tanque (pool) e sala da mina / nascente de água (water source), inserido numa gruta calcária.

Desde a aquisição do imóvel pela CM de Coimbra, em 2021, estão em curso os trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico quer da área do Mikveh, quer do restante imóvel, atendendo a que o mesmo se localiza na área da Judiaria Velha de Coimbra.

As Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal. A DGPC é a coordenadora nacional das JEA. Desde 2010, o Ministério da Cultura francês confiou ao Institut national de recherches archéologiques préventives a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM