A Praça Da República, em Coimbra, acolhe hoje, pelas 18h00, a apresentação do livro “Corrupção – Breve História de Um Crime que Nunca Existiu”, cujo autor é Eduardo Dâmaso.
Director da revista Sábado, que se iniciou no jornalismo em Coimbra, Eduardo Dâmaso foca alguns dos muitos casos recentes de corrupção no nosso país, como a Operação Marquês, Face Oculta, Operação Furacão, Universo Espírito-Santo.
Estes são “casos reais que vão destapando progressivamente o pântano da corrupção e mostrando os grupos de interesses que há quatro décadas mandam na política e na economia”.
Refere-se, também, que “mais de quatro décadas depois da viragem democrática, pouco mudou na eficácia do combate à corrupção e aos crimes económicos a ela associados. Nas mais de quatro décadas de democracia, vários membros da chamada elite – de políticos a governantes, passando por banqueiros, advogados e empresários – têm feito fortunas com a incapacidade do país para punir os criminosos”.
“De onde nasce a corrupção? O que lhe permite alastrar-se como fogo-posto? Porque continuam impunes muitos dos seus mais vis protagonistas? E como podemos nós, cidadãos comuns, lutar para travar esta epidemia?”, são algumas das questões abordadas no livro.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM