COIMBRA,16 de Junho de 2024

Coimbra despede-se segunda-feira do cardiologista Luís Providência

5 de Fevereiro 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra despede-se segunda-feira do cardiologista Luís Providência

Luís Augusto da Costa Providência, cardiologista e Professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina, faleceu aos 80 anos e o velório terá lugar na segunda feira, dia 6, a partir das 10h30, na Capela da Universidade de Coimbra.

Falecido no sábado, Luís Providência foi presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e director do Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, funções que desempenhou durante 22 anos.

A Faculdade de Medicina de Coimbra prestou já um tributo público à memória do Professor Luís Providência, manifestando também “as mais sentidas condolências a todos os seus familiares e amigos”.

Ao Professor Luís Providência se deve o início, em 1974, da prática de “pacing” cardíaco transvenoso e de hemodinâmica nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Sublinha-se o papel determinante que exerceu quer na implantação, quer na consolidação e desenvolvimento, na zona Centro do país, destas e de outras técnicas de cardiologia de intervenção como a aterectomia direccional. O seu reconhecido interesse e dedicação a esta importante área da cardiologia levaram-no a assumir a presidência da Direcção da Associação Portuguesa de Pacing Cardíaco, e foram inúmeros os trabalhos científicos que publicou nesta área em revistas nacionais e internacionais, muitos deles merecedores de particular distinção e prémio.

Em Setembro de 2002, o Serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que dirigia, integrou, conjuntamente com o Centro de Cirurgia Cardio-torácica dos HUC dirigido pelo Professor. Manuel Antunes, o Programa de Transplante Cardíaco dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que permitiu o início da realização de transplantações do coração.

As cerimónias fúnebres do Professor Luís Providência realizam-se nesta segunda-feira, às 15h00, na Capela da Universidade de Coimbra, seguindo o funeral para o Cemitério da Conchada.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM