O Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi palco, ontem ao final da tarde, da apresentação pública do projecto @Baixa Coimbra. Este plano, financiado através dos Bairros Comerciais Digitais pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é fruto de uma colaboração entre a CM de Coimbra, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a CoimbraMaisFuturo.
A sessão de apresentação contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente Francisco Veiga, e do vereador Miguel Fonseca, responsável pelo pelouro do Comércio e Indústria. Também estiveram presentes representantes das entidades parceiras e os primeiros “embaixadores de rua”, nomeados no âmbito do projecto.
O projecto @Baixa foi dotado de um financiamento de 1,236 milhão de euros, sendo o terceiro maior financiamento aprovado a nível nacional no âmbito do PRR. Encontra-se actualmente em fase de implementação e visa transformar a Baixa de Coimbra através da adopção de ferramentas digitais. Com mais de 800 estabelecimentos identificados na área de intervenção, o impacto esperado é substancial.
José Manuel Silva destacou a importância do projecto, afirmando que “é uma aposta transformadora e modernizadora da Baixa, capaz de alterar significativamente a sua imagem”. Sublinhou ainda que o envolvimento dos comerciantes será fundamental para o sucesso do @Baixa: “Se as pessoas se empenharem, pode ter um impacto tremendo”.
Miguel Fonseca detalhou a área de intervenção do @Baixa, que abrange 836 espaços comerciais, dos quais 129 estão vagos. O vereador salientou também os três eixos fundamentais do projecto: a “Casa do Bairro”, o “Gestor do Bairro” e os “Embaixadores de Rua”, cujo papel será crucial na dinamização e gestão diária do plano.
Por outro lado, Francisco Veiga enfatizou a componente tecnológica do projecto, que se estende por 92% do processo. Entre as medidas previstas estão a criação de um Marketplace da Baixa, um sistema “click & collect”, e a implementação de tecnologias digitais para promover o comércio local e pontos turísticos.
Os comerciantes interessados em integrar o projecto @Baixa devem manifestar o seu interesse através do correio electrónico baixacoimbra@cm-coimbra.pt. Prevê-se que este esteja plenamente implementado até ao final de 2025, representando uma oportunidade para Coimbra impulsionar o crescimento económico e reforçar a coesão territorial.
Este projecto pretende revitalizar a Baixa de Coimbra, mas também reforçar o seu papel como centro de comércio e cultura, alavancando a sua atractividade para residentes e visitantes.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM