COIMBRA,16 de Abril de 2024

Coimbra: Associação RUAS instalou os novos órgãos sociais

2 de Novembro 2022 Rádio Regional do Centro: Coimbra: Associação RUAS instalou os novos órgãos sociais

A Assembleia-Geral da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia) foi presidida pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e teve como objectivo proceder à instalação dos novos órgãos sociais da Associação.

A reunião, que contou com a presença de vários associados, foi inicialmente liderada pelo presidente da CMC, na sua qualidade de presidente da Mesa, tendo assegurado a condução dos trabalhos até à instalação dos novos órgãos sociais. Neste ponto, José Manuel Silva, no cumprimento dos Estatutos que regem o funcionamento da Associação, cedeu o lugar da presidência ao reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, que assegurou, a partir de então, a condução da reunião até ao seu final.

A Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia) foi constituída em Dezembro de 2011, tendo, como entidades fundadoras, a Universidade de Coimbra, a Câmara de Coimbra, a Direcção Regional da Cultura do Centro e a Coimbra Viva (Sociedade de Reabilitação Urbana). Faz parte da missão desta Associação preservar, promover e gerir o complexo patrimonial Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, que integra, desde 22 de Junho de 2013, a Lista do Património Mundial classificado pela UNESCO.

De acordo com os Estatutos que regem o seu funcionamento, a Associação RUAS é constituída pela Assembleia-Geral, Direcção e Conselho Fiscal. O presidente e o vice-presidente da Assembleia-Geral são, alternadamente, e por períodos de um ano, o presidente da Câmara de Coimbra e o Reitor da UC. No que respeita à Direcção, o presidente e o vice-presidente da Direcção são, alternadamente e por um período de um ano, um vice-Reitor da UC, indicado pelo Reitor, e um vereador da Câmara de Coimbra, designado pelo presidente da autarquia, consoante presidam à Assembleia-Geral, respectivamente, o presidente da CMC ou o Reitor da UC.

Neste sentido, assumiu a presidência da Assembleia-Geral o Reitor da UC, Amílcar Falcão, cabendo a vice-presidência a José Manuel Silva.

A Direcção da Associação passou a ser presidida por Francisco Veiga, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, ficando como vice-presidente Alfredo Dias, em representação da UC.

Destaque, ainda, para a substituição de Francisco Paz, na qualidade de vogal do Conselho Directivo, face à sua recente aposentação, pelo respectivo sucedâneo e actual director do Departamento de Cultura e Turismo da CMC, Paulo Pires. Na constituição do Conselho Fiscal, em representação do Município de Coimbra, procedeu-se à substituição do Pedro Malta por Elsa Pimpão.

Para além da instalação dos novos órgãos sociais foram ainda objecto de apreciação e de deliberação o parecer do Conselho Fiscal relativo às Contas de 2021, o Relatório de Actividades referente ao mesmo ano, e o Plano de Actividades e Orçamento para 2022, aprovados por unanimidade pelos membros presentes.

No último ponto da ordem de trabalhos, o recém-empossado presidente da Direcção, Francisco Veiga, reforçou, perante todos os membros e associados, o compromisso da Direcção com a missão da Associação, deixando a promessa de que em 2023, ano quem se assinalam os 10 anos sobre a classificação do Bem, serão reforçadas as comemorações, devendo a data ser assinalada com uma programação cultural que promova a valorização integrada deste património e que aponte caminhos de futuro para a próxima década.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM