A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) associa-se à iniciativa Hora do Planeta, que se assinala amanhã, dia 25, e vai desligar, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação decorativa da cidade, designadamente nos Paços do Município, nos Arcos do Jardim, na ponte Rainha Santa e em todas as rotundas em meio urbano.
A iniciativa global do World Wide Fund For Nature (WWF), que já se realiza há mais de 15 anos, pretende consciencializar a população sobre as alterações climáticas. Com este apagão simbólico, Coimbra dá mais um passo no caminho da sensibilização da população para a sustentabilidade e para a eficiência no uso da energia.
No entanto, como a Hora do Planeta vai muito além da acção simbólica de desligar as luzes durante 60 minutos uma vez por ano, a autarquia vai também desligar a iluminação ornamental (estátuas e monumentos), entre as 18h00 e as 23h00, e limitar a activação das fontes ornamentais, entre as 10h00 e as 21h00, aos fins de semana. Esta medida denota, assim, como a CMC, no seu dia a dia, tem procurado aplicar os princípios desta iniciativa, nomeadamente o combate às alterações climáticas.
Com este apagão simbólico Coimbra dá mais um passo no caminho da sensibilização da população para a sustentabilidade e para a eficiência no uso da energia.
A primeira Hora do Planeta aconteceu em Sydney a 31 de Março de 2007 como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, já milhares de cidades, em 192 países, participaram na Hora do Planeta, que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos. A iniciativa global do WWF, que já se realiza há mais de 15 anos, pretende consciencializar a população sobre as alterações climáticas.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM