A partir de amanhã(27) e até ao próximo dia 29 de Setembro, Coimbra vai comemorar o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património com um programa de várias iniciativas que celebram a descoberta da cultura, do património, da história e da identidade de Coimbra, promovendo a envolvência da comunidade local, mas também a fruição turística na cidade.
“Turismo e emprego: um futuro melhor para todos” é o tema do Dia Mundial do Turismo em 2019, como forma de estimular a consciência colectiva sobre a importância e o contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável da comunidade, com ênfase na empregabilidade e na valorização das profissões ligadas à área do turismo. Já as Jornadas Europeias do Património enquadram-se no tema “Artes Património Lazer” e pretende destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.
O objectivo com a conjugação destas duas celebrações é possibilitar a descoberta, de forma lúdica e cultural, ao longo de três dias, das diferentes facetas do nosso mais emblemático património material e imaterial, através da realização de visitas ou da abertura gratuita ao público do Museu Municipal de Coimbra, que inclui o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto.
É, precisamente, na zona envolvente à Torre de Anto que se vai realizar uma Serenata, no dia 27, pelas 22h00, protagonizada pela Secção de Fado da Associação Académica da Universidade de Coimbra. As propostas musicais do programa incluem ainda dois espectáculos de folclore, integrados no programa das Noites de Música no Coração da Cidade, um concerto comemorativo da inclusão do Museu Nacional de Machado de Castro na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e um concerto intitulado “Música Sacra do Séc. XX/XXI – Compositores de Coimbra”.
O artesanato da freguesia de Almalaguês, designadamente a tecelagem, estará também presente nesta comemoração, através de uma mostra de teares. Cerca de 45 tecedeiras vão trabalhar ao vivo na Baixa da cidade (Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz).
O programa inclui ainda a valorização da gastronomia local, particularmente dos doces conventuais de Coimbra, através da realização de visitas guiadas dedicadas ao tema “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”, que pretendem destacar alguns dos doces conventuais criados em diferentes casas religiosas de Coimbra. No mesmo sentido a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), vai dinamizar um workshop de doces conventuais, no sábado, pelas 11h30, no Mercado Municipal D. Pedro V.
Amanhã(27), existe também a possibilidade de, gratuitamente, e em qualquer horário, as pessoas poderem usufruir de uma viagem a bordo do Circuito Coimbra Tour. Este percurso em autocarro panorâmico, tem a duração de uma hora e meia e tem disponível serviço de áudio-guia em seis línguas, passando pelos mais emblemáticos locais de Coimbra.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM