COIMBRA,12 de Abril de 2024

Coimbra assinala 44 anos do SNS na sexta-feira

12 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Coimbra assinala 44 anos do SNS na sexta-feira

Na sexta-feira, dia 15 de Setembro, assinala-se em Coimbra o 44.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que inclui o acto simbólico da rega da “Oliveira SNS” que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego. Os temas em destaque, este ano, no Dia do SNS, são a prevenção da saúde e a promoção de estilos de vida saudável.

O evento, organizado pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, tem início marcado para as 16h00, no Parque Verde do Mondego (junto ao Pavilhão Centro de Portugal), com uma aula de Tai Chi, com Igor Tiago.

Às 17h30 será inaugurada a exposição alusiva à rega da “Oliveira SNS”, com fotografias e documentos fac-similados alusivos à criação do SNS e às diversas cerimónias realizadas da rega da oliveira, em Coimbra.

Recorde-se que estes momentos no Parque Verde do Mondego têm sido partilhados com profissionais de saúde, voluntários nas instituições de saúde, representantes das inúmeras instituições de Saúde, nomeadamente da região Centro; representantes também dos organismos da tutela da Saúde.

Pelas 18h00 decorrerá a cerimónia simbólica da rega da “Oliveira SNS”, com a presença da presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel de Carvalho Garcia, do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. A família do advogado e escritor António Arnaut também estará presente.

As comemorações terminam (19h00) com a apresentação ao vivo de receitas saudáveis com a participação da chef Marcela Martins e da nutricionista Ana Carvalhas, igualmente no Parque Verde do Mondego.

Ao celebrar a efeméride que assinala este ano o 44.º aniversário, “esta é também uma forma de recordar o Homem, o exemplo e a inspiração de um dos protagonistas da criação formal do SNS e também mentor da tradicional cerimónia da rega da oliveira”, refere a SRCOM.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos sublinha a importância desta data que assinala a criação da Lei n.º 15/79, de 15 de Setembro. “Nestas décadas, com o SNS, houve uma notável evolução da sociedade portuguesa”, destaca Manuel Teixeira Veríssimo, lembrando que, “desde o início, o SNS deve grande parte do seu sucesso científico, clínico, formativo e assistencial à dedicação e espírito de equipa dos seus profissionais, designadamente dos médicos”. Este ano, assinala, “destacamos a promoção de estilos de vida saudável como forma de pugnar por melhor Saúde para todos”.

A Câmara Municipal de Coimbra, a Orquestra Clássica do Centro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra são parceiros institucionais nesta iniciativa. Recorde-se que a Ordem dos Médicos do Centro juntou-se à LAHUC nas comemorações dos 35 anos do SNS e, desde então, mantém a colaboração neste acto simbólico.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM