A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de hoje, o Programa Municipal de Acção Social Escolar (ASE) para o ano lectivo de 2022/2023, que deverá continuar a abranger cerca de 15 mil crianças e jovens. A aplicação deste programa de apoio às famílias representa um investimento global de cerca de 10,3M euros, mantendo todos os apoios actualmente em vigor.
O Programa Municipal de ASE para o ano lectivo 2022/2023 vem dar continuidade aos benefícios para os alunos que frequentam as escolas da rede pública concelhia, num número estimado de 14.700 crianças e jovens, representando um investimento total previsível de 10.290.303 euros.
Assim, o programa municipal de ASE para o próximo ano lectivo prevê a gratuitidade do serviço de refeições escolares (almoços e lanches da manhã e da tarde) para todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) da rede pública do concelho; a gratuitidade dos serviços de acolhimento e prolongamento de horário para todas as crianças da rede pública do pré-escolar; as actividades de apoio às famílias, nas férias escolares, para alunos que frequentem os estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública concelhia; os transportes escolares para todas as crianças e jovens que frequentem escolas do concelho, mesmo não sendo residentes em Coimbra, desde o pré-escolar ao 12.º ano da rede pública e para as crianças do pré-escolar da rede solidária, como previsto no Plano Municipal de Transporte Escolar para o próximo ano lectivo.
Está ainda prevista a oferta dos cadernos de exercícios aos alunos do 1.º e 2.º CEB; a atribuição de um valor de 20 euros por ano, e por criança, para o apoio às actividades de complemento curricular, como visitas de estudo, para os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB; a atribuição de um valor de 25 euros por ano, e por criança, para a aquisição de material escolar de desgaste para os alunos do 1.º CEB, integrados nos escalões de rendimento 1, 2 e 3, para efeitos de abono de família; a atribuição de um valor de 15 euros por ano, e por criança, para a aquisição de material escolar de desgaste para os alunos do pré-escolar, integrados nos escalões de rendimento 1, 2 e 3, para efeitos de abono de família.
Recorde-se que o Município de Coimbra, em articulação com os Agrupamentos de Escolas e as Escolas não Agrupadas, adoptou uma solução que agrega numa só Plataforma a gestão de todos os serviços disponibilizados, designadamente os relacionados com refeitório, transporte, bar, papelaria e com a atribuição de apoios no âmbito da acção social escolar, através de uma única credencial de acesso.
Esta plataforma permite uma gestão mais simples, eficaz, uniformizada e em tempo real com as escolas, bem como facilita a gestão administrativa e funcional de recursos humanos. Esta plataforma, que surgiu no âmbito da descentralização de competências no domínio da Educação, é também uma medida de desburocratização de procedimentos, uma vez que permite que os alunos e encarregados de educação tenham maior facilidade de acesso a todas as informações e procedimentos relativos a transportes escolares, alimentação, actividades de enriquecimento curricular e outros apoios disponibilizados às famílias.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM