COIMBRA,24 de Fevereiro de 2024

CM de Coimbra faz balanço positivo da programação de Natal

9 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: CM de Coimbra faz balanço positivo da programação de Natal

Milhares de visitantes e famílias do concelho usufruíram da programação de Natal que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra preparou para este período festivo. As iniciativas começaram no dia 10 de Novembro, com actividades diárias, dispersas por vários pontos da cidade, e prolongaram-se até ao dia 6 de Janeiro, data em que se desligou também a iluminação de Natal. O destaque deste ano vai para a 1.ª edição do Coimbra Magic Land, que foi a grande novidade e o principal motivo de atracção. A iniciativa contou com mais de 90 mil participantes, revelou-se um sucesso e já levou a autarquia a registar o nome do evento e a ambicionar uma 2º edição. Importa realçar, ainda, o surpreendente espectáculo de videomapping e dança, que decorreu na Praça 8 de Maio, e o já tradicional Mercado de Natal, na Praça do Comércio.
Entre o dia 10 de Novembro do ano passado e o dia 6 de Janeiro deste ano, a CM de Coimbra assinalou a quadra festiva alusiva ao Natal, proporcionando à comunidade local e aos seus visitantes uma programação ampla e diversificada, que incluiu diferentes actividades lúdicas e outras iniciativas de carácter cultural. Entre os principais motivos de atracção, destaque para realização da 1.ª edição do Coimbra Magic Land, que decorreu entre o dia 18 de Novembro e o dia 2 de Janeiro no Parque Verde do Mondego. A iniciativa destacou-se pelo seu elogiado sucesso, tendo sido o principal motivo de atracção junto de crianças e famílias.
O Coimbra Magic Land, a grande novidade da programação deste ano, teve uma adesão que superou as expectativas da organização, tendo sido registada uma afluência de mais de 90 mil pessoas. As atracções e animações disponibilizadas no âmbito do evento foram muitas e variadas, o que levou a que os serviços de Actividades de Tempos Livres locais, mas também outros oriundos de áreas limítrofes e concelhos vizinhos, aproveitassem a oportunidade para desfrutar de todas as ofertas, entre as quais uma pista de gelo, uma mini-roda infantil, um comboio, trampolins, insufláveis, a casinha do Pai Natal, um escorrega snow slide, um mercadinho de Natal e várias opções de food truck.
Um convite inédito para crianças e adultos se deixarem embarcar no mundo da magia do Natal. O sucesso do evento, com encerramento previsto a 25 de Dezembro, foi de tal forma impactante que a Câmara Municipal decidiu estender a iniciativa por mais uma semana, mantendo-o em funcionamento até ao dia 2 de Janeiro. Durante o Coimbra Magic Land, passaram pelo Parque Verde milhares de visitantes provenientes de diferentes partes do país, mas também de outras nacionalidades. A opinião pública foi unânime, reconhecendo que Coimbra já há muito merecia uma iniciativa deste género.
O Coimbra Magic Land resultou de uma coorganização entre o Município de Coimbra e a entidade privada Vertente Versátil, Unipessoal Lda., representada pela produtora de eventos Dina Maia, responsável pela execução do evento. O Município de Coimbra pretende dar continuidade ao evento nos próximos anos, tendo já, para o efeito, efectuado o registo da marca (Coimbra Magic Land) junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, como garantia de exclusividade.
O vereador responsável pela programação de Natal de 2023, Francisco Veiga, manifestou a sua enorme satisfação face ao sucesso da iniciativa na reunião de Câmara de ontem, dia 8 de Janeiro, considerando que o evento deve manter-se. Francisco Veiga anunciou, mesmo, o desejo de realizar uma segunda edição, em moldes idênticos, prometendo outras surpresas e novidades, e manifestou a intenção do executivo municipal de consolidar e fazer do Coimbra Magic Land um evento de referência a nível nacional. “Temos de ser ambiciosos e visionários”, realçou o vereador.
O tradicional Mercado na Praça do Comércio, que decorreu entre os dias 1 e 23 de Dezembro, foi outro evento que despertou o interesse do público e atraiu centenas de visitantes ao coração da cidade, tendo contado, uma vez mais, com a participação de dezenas de expositores e artesãos locais. Destaque, ainda, para o surpreendente espectáculo de videomapping e dança “A Parada do Quebra-Nozes”, desenhado pela Vórtice Dance Company, que decorreu nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, com várias sessões por dia, na Praça 8 de Maio. O espectáculo foi projectado no edifício da Câmara Municipal e da Igreja de Santa Cruz e levou uma imensidão de público ao local.
O balanço final da programação de Natal do Município de Coimbra é, assim, extremamente positivo e encorajador, face ao número estimado de pessoas que marcaram presença nas várias iniciativas e visitaram Coimbra neste período festivo, ajudando a dinamizar o comércio, a restauração e a economia local. Foi um programa surpreendente e diferenciador face à oferta dos últimos anos, razão pela qual a Câmara Municipal está bastante orgulhosa e satisfeita, rematou o vereador Francisco Veiga no discurso que proferiu ontem durante a reunião do executivo municipal.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM