COIMBRA,7 de Dezembro de 2021

CM de Coimbra assinala Dia da Floresta Autóctone com 50 sobreiros e 50 carvalhos

23 de Novembro 2021 Rádio Regional do Centro: CM de Coimbra assinala Dia da Floresta Autóctone com 50 sobreiros e 50 carvalhos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou, esta terça-feira, a efeméride do Dia da Floresta Autóctone com o arranque de uma plantação simbólica de 100 árvores autóctones na zona da Quinta da Maia.

O início das plantações contou com a presença dos vereadores Ana Bastos, Carlos Lopes e Francisco Queirós.

O Dia da Floresta Autóctone, a 23 de Novembro, foi criado para realçar a importância do património natural florestal português relativamente às espécies que o constituem e ao serviço que prestam enquanto ecossistema natural.

A CM de Coimbra juntou-se às comemorações nacionais deste dia, com a plantação simbólica de 100 árvores autóctones na zona da Quinta da Maia (encostas da rua José Castilho), num espaço que tem vindo a ser ambientalmente recuperado e actualmente ocupado com algumas espécies exóticas infestantes.

A presença dos três vereadores da autarquia evidencia, segundo a autarquia, “a importância que a temática ambiental adquire para o actual executivo, um tema comum a diversos pelouros”. Ana Bastos, com a pasta do Urbanismo; Carlos Lopes, com o pelouro do Ambiente; e ainda Francisco Queirós, responsável pelos Espaços Verdes e Jardins, estiveram presentes no arranque da plantação simbólica. A plantação contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro.

A plantação incide na instalação de 50 exemplares de sobreiro (Quercus suber) e 50 exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus róbur), espécies que fazem parte do elenco florestal das encostas daquela área, sendo ainda possível observar alguns exemplares notáveis na zona envolvente.

“Pretende-se também, com a plantação de carvalho-alvarinho, alertar para a importância de serem adoptadas práticas de protecção das espécies que constituem os carvalhais portugueses e que não tem actualmente qualquer estatuto legal de protecção”, refere o Município.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM