COIMBRA,29 de Setembro de 2021

CM Coimbra inicia requalificação de vias no Bairro de Sta. Apolónia e condiciona o trânsito

9 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: CM Coimbra inicia requalificação de vias no Bairro de Sta. Apolónia e condiciona o trânsito

A Câmara Municipal de Coimbra vai iniciar hoje a requalificação de duas vias no Bairro de Santa Apolónia, em Eiras, designadamente as ruas José de Leite de Vasconcelos e Fortunato de Almeida. Esta empreitada vai implicar o corte de trânsito nessas vias, para execução de trabalhos de fresagem e pavimentação, entre as 08h00 e as 18h00 dos dias 9, 10, 11 e 13 de Setembro. Esta intervenção está incluída numa empreitada geral de requalificação da rede viária do concelho, que se encontra dividida em oito lotes e que representa um investimento global da autarquia superior a 5 milhões de euros. O objectivo da empreitada é requalificar várias vias por todas as freguesias, de forma a aumentar o conforto e a segurança da circulação rodoviária e pedonal.

O corte de trânsito será implementado, numa primeira fase, no entroncamento da Rua José de Leite Vasconcelos com a Rua José Régio, ficando o desvio de trânsito assegurado pela Rua José Régio, Estrada da Ribeira de Eiras, regressando ao Bairro de Santa Apolónia pela Rua da Quinta de Santa Apolónia. Numa segunda fase, o corte será implementado no entroncamento da Rua da Quinta de Santa Apolónia com a Rua Fortunato de Almeida. O desvio será efectuado pela Estrada da Ribeira de Eiras, seguindo pela Rua José Régio. A circulação será restabelecida no final de cada dia de trabalho.

Esta intervenção enquadra-se no lote 3 (União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades e União de Freguesias de Coimbra). Os trabalhos terão continuidade das ruas José Régio e Alves Redol, praceta Alves Redol, e ruas Bernardo de Santareno e Quinta de Santa Apolónia, em data ainda a definir.

Recorde-se que a intervenção abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas características das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A.. Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

O objectivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

Em curso está também uma outra empreitada nesta zona da cidade: a requalificação das margens da ribeira de Santa Apolónia. Um investimento superior a 210.000 euros que pretende valorizar e tornar este espaço mais aprazível, aumentando e requalificando os passeios e zonas de estar, construindo um novo pontão pedonal, reparando o talude e preservando a zona verde existente, que passará a ter um novo sistema de rega automática.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM