Uma equipa formada por elementos do Centro Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estiveram numa missão humanitária em Maputo, Moçambique, de 15 a 23 de Novembro.
Esta foi a 20.ª missão do Centro no país, que tem prestado os seus serviços no Instituto do Coração de Maputo desde que este foi inaugurado, em Junho de 2001. O Instituto foi criado sob os auspícios das “Cadeias de Esperança” do Reino Unido, de França e de Portugal.
A missão em si foi dirigida para o tratamento cirúrgico da patologia valvular cardíaca de origem reumática, tendo a equipa sido constituída por seis elementos, liderados pelo médico cirurgião Manuel Antunes. A equipa participou de forma voluntária e gratuita e, além da cirurgia, prestaram formação específica ao pessoal clínico pertencente ao Instituto.
“A missão contou com o apoio e o trabalho dos elementos do próprio Instituto, nomeadamente dos seus cardiologistas, do seu pessoal técnico e de enfermagem”, refere o CHUC, em comunicado.
Manuel Antunes, chefe de missão e presidente da “Cadeia Esperança” Portugal, explica que “o grupo de missão chegou a Maputo e dirigiu-se, directamente, para o Instituto do Coração. Reuniu-se com a equipa médica local para proceder à selecção e preparação dos doentes e para a preparação do bloco operatório e da unidade de cuidados intensivos”.
Nessa altura, adianta, “foram apresentados e reavaliados clínica e imagiologicamente pela equipa médica, 20 doentes, na grande maioria crianças e jovens com necessidade de intervenção”.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM