COIMBRA,16 de Abril de 2024

Cinco anos de artes circenses na Lousã: Momo assinala aniversário com várias iniciativas

2 de Março 2024 Rádio Regional do Centro: Cinco anos de artes circenses na Lousã: Momo assinala aniversário com várias iniciativas

O Momo – Museu do Circo, localizado na antiga Escola Básica de Foz de Arouce, assinalou o quinto aniversário desde a sua abertura a 28 de Fevereiro de 2019. Após um meticuloso processo de restauro do edifício histórico, o museu tem sido um bastião na preservação e valorização dos bens culturais ligados ao mundo circense.

Os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na história do circo, desde os seus primórdios até aos dias de hoje, através de uma variedade de objectos, cartazes e fatos, tanto nacionais como internacionais. Para além da exposição permanente, o Momo foi concebido como um espaço de partilha e vivência cultural. Mensalmente, são organizados espectáculos, festivais e workshops, proporcionando aos participantes não apenas a fruição de práticas culturais, mas também a oportunidade de intercâmbio de experiências num mundo cada vez mais marcado pelo isolamento social. No seu primeiro ano de actividade, o Momo recebeu mais de 2.000 visitantes.

Para celebrar, o Momo inaugurará uma exposição retrospectiva dos últimos cinco anos de actividade no sábado, dia 9 de Março, às 21h30. O evento contará com a presença do ilusionista Francisco Mousinho, que apresentará o seu espectáculo de magia, juntamente com a tradicional cerimónia de corte do bolo de aniversário.

Ao longo do ano, o público poderá desfrutar de diversas surpresas, incluindo a comemoração dos cinco anos do festival Xarivari, dedicado às artes de rua e performativas. O festival terá lugar de 23 a 25 de Agosto, em vários locais do concelho da Lousã, e destacará o espectáculo de circo contemporâneo “Circo Momo”, com sete palhaços e música ao vivo.

Mas as novidades não se esgotam aqui. De 20 a 23 de Setembro, terá lugar a primeira edição do festival Palari, um festival de curtas-metragens de autor, tanto de ficção como documentais, com temática circense. “Este será o primeiro festival europeu de curtas dedicado ao circo, sendo que o único outro existente está nos EUA. Estamos muito satisfeitos com a sua aceitação; neste momento, já recebemos 385 candidaturas de 68 países diferentes, que terão de ser seleccionadas”, afirma Detlef Schafft, um dos organizadores.

O Momo – Museu do Circo é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Lousã e a Associação Cultural Marimbondo, que foi distinguida em 2017 com o estatuto de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM