COIMBRA,5 de Março de 2024

CIM da Região de Coimbra integra projecto transfronteiriço de prevenção de incêndios rurais

22 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: CIM da Região de Coimbra integra projecto transfronteiriço de prevenção de incêndios rurais

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra integra o projecto FIREPOCTEP+, que visa reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Portugal e Espanha. A reunião de arranque teve início hoje, dia 22 de Janeiro, em Bruxelas, e contou com a participação da CIM-RC. O projecto é financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.

O FIREPOCTEP+ é uma evolução do anterior FIREPOCTEP, procurando aprofundar as tarefas realizadas anteriormente e alargar os resultados através da concepção de protocolos de governação interligados.

Esta iniciativa constitui uma referência de cooperação transfronteiriça empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas. Liderado pela Universidade de Vigo, o programa tem um orçamento total de 3.322.468,75 euros, uma duração de três anos e um total de 15 beneficiários entre Portugal e Espanha, bem como dois parceiros não financiados.

O projecto promove uma abordagem integrada e sustentável para enfrentar conjuntamente os desafios comuns, com uma série de objectivos ambiciosos que vão desde o desenvolvimento de metodologias e ferramentas inovadoras, até à promoção de soluções partilhadas através de estratégias participativas que envolvem a população rural e o sector produtivo.

No território da CIM Região de Coimbra, o projecto visa melhorar a resiliência da paisagem aos grandes incêndios rurais. Serão identificadas zonas estratégias de gestão para intervenção, no âmbito do projecto, numa óptica de diminuição da carga de combustível com recurso a fogo controlado. O projecto visa ainda a capacitação de técnicos e operacionais e a troca de experiências e sinergias entre parceiros espanhóis e portugueses.

O FIREPOCTEP+ alinha-se com as acções do Pacto Ecológico Europeu, centrando-se na atenuação da biodiversidade e no seu impacto nas alterações climáticas. Além disso, a visão transfronteiriça segue os objectivos da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (CCDS), destacando-se a necessidade de reforçar a coordenação dos recursos fronteiriços relacionados com a protecção civil e de adaptar os protocolos de acção de emergência em ambos os lados da fronteira.

Este projecto responde directamente aos desafios identificados pelo novo Programa Operacional POCTEP 2021-2027, que reconhece os incêndios florestais extremos como um dos riscos naturais mais importantes na área de cooperação.

A colaboração público-privada desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do FIREPOCTEP+, que reúne um vasto leque de entidades públicas, universidades, fundações privadas, centros tecnológicos e diversas instituições. Esta aliança reflecte o compromisso comum com a preservação do ambiente, o reforço da prevenção dos incêndios florestais e a revitalização das zonas rurais.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM