O seminário “Europa de Cidades, Europa de Cultura”, com a presença de representantes de Aix-en-Provence, Esch-sur-Alzette, Poitiers, Salamanca e Santiago de Compostela, realiza-se sexta-feira e sábado (dias 19 e 20), no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Esta iniciativa decorre no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 e tem como mote “Como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?”.
“No momento em que Coimbra prepara a sua candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, a experiência de estas e outras cidades que se seguirão permitirá criar novas dinâmicas culturais e urbanas fundamentais para o reforço da sua vocação europeia”, refere a organização.
Acrescenta-se que “ao longo da sua história, Coimbra desenvolveu relações com as principais cidades de cultura europeias, que se foram concretizando num relevante conjunto de geminações”.
Refere-se, ainda, que “importa não apenas aprofundar as relações entre Coimbra e outras cidades europeias, mas também estimular a cooperação entre as instituições culturais de cada uma destas cidades europeias, com vista ao estabelecimento de uma rede de intercâmbios artísticos e culturais, a desenvolver num programa específico de trabalho”.
A Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 está a ser impulsionada pela Câmara Municipal, que a 05 de Junho de 2018 apresentou a equipa responsável: Luís de Matos, António Pedro Pita, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Menezes, Manuel Rocha e Nuno Freitas.
Na ocasião, o presidente da Câmara, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados, uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM