COIMBRA,18 de Setembro de 2021

CHUC responde a denúncia da Ordem dos Médicos

4 de Agosto 2021 Rádio Regional do Centro: CHUC responde a denúncia da Ordem dos Médicos

Na sequência da notícia veiculada hoje e intitulada, “Ordem denuncia falta de imagiologista na urgência dos Covões em Coimbra”, informa-se que o Serviço de Imagem Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem tentado articular da melhor forma a resposta a todos os utentes, independentemente da sua origem ou localização da assistência.

A situação pandémica que vivemos tem condicionado uma constante adaptação de horários para que a resposta, seja em urgência, seja em actividade programada, nos diferentes polos do CHUC (HUC, Hospital Geral (HG) e Hospital Pediátrico) seja a mais eficaz, com os recursos disponíveis. A separação de circuitos de doentes (infectados /não infectados) levou à  necessidade de deslocalização de equipamentos para poder manter a resposta aos doentes, minimizando os riscos de infecção. Em concreto, no Hospital Geral (Covões), houve necessidade de efetuar as ecografias aos doentes em regime de ambulatório no edifício das consultas externas, reservando- se o equipamento presente no interior do Serviço para os doentes internados e para o Serviço de Urgência.

Após profunda remodelação do interior do Serviço de Imagem Médica, que possibilitou uma melhor separação dos circuitos de doentes, associada  ao esforço de investimento que tem estado a ser efetuado no Hospital Geral e que levou à aquisição de um equipamento de TAC e de ecografia, é hoje possível voltar a fazer as ecografias do ambulatório no interior do Serviço de Imagem Médica.

Assim, os radiologistas que se encontravam a trabalhar em ecografia no edifício das Consultas Externas (exterior mas próximo do edifício do Hospital Geral) vão retornar ao interior do Serviço de Imagem Médica. Salienta-se que, desde o início da pandemia, para melhor responder ao número de solicitações geradas nos dois polos do Serviço de Urgência de adultos (HUC e HG), minimizando a deslocalização dos doentes, foram efectuadas várias adaptações no horário da urgência de ecografia do polo HG, tendo inclusive sido estabelecido o apoio em regime de prevenção ao fim-de-semana. Presentemente, e atendendo ao número de exames e horário das solicitações, concentrou-se o horário com presença física das 13-20h nos dias de semana e prevenção ao fim-de-semana (9-19h). De referir que o atendimento por TAC mantém-se em permanência 24 h por dia, 7 dias / semana, com relato dos exames no polo HUC.

Esclarece-se ainda que para além de TAC e ecografia, no Hospital Geral, existe também um equipamento de Ressonância Magnética, recentemente actualizado, que funciona de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde, com um radiologista ou neurorradiologista presente.        Reconhece-se que o Serviço de Imagem Médica tem escassez de recursos para rentabilizar todos os equipamentos em todos os polos nos períodos da manhã e da tarde. São necessárias adaptações permanentes conforme as circunstâncias exigem, com bom senso e capacidade de adaptação de todos, radiologistas e médicos prescritores, sempre com o objectivo de melhor atender o doente.

Destaca-se ainda que atualmente, com grande esforço e dedicação, o Serviço de Imagem Médica do CHUC é o único Serviço de Radiologia do País com escala de urgência médica em presença física 24 horas por dia, 365 dias por ano, circunstância da qual a SRC da Ordem dos Médicos deverá, seguramente, orgulhar- se.

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM